Programa Educacional da Morada das Tradições

Apresentação

 

 

Programa Educacional da Morada das Tradições

Apresentação

 

 

Apresentação:

A Universidade dos Talentos ainda oferece periodicamente:

  • palestras sobre a Energia do Ano e outros assuntos;

  • promove lançamento de livros da Universidade dos Talentos;

  • organiza a participação em Congressos de interesse da Universidade para os participantes dos grupos de estudo;

  • organiza viagens espirituais por lugares sagrados;

  • oferece a Biblioteca Morada das Tradições para os participantes dos grupos de estudo;

  • desenvolve Rodas de Conversa com facilitadores, gestores, professores, mediadores e profissionais de ambiente corporativo;

  • acompanha exercícios espirituais;

  • oferece o estudo da energia do mês;

  • promove retiros espirituais para os participantes dos grupos de estudo da Universidade dos Talentos.

Oficinas para Especialização de Assuntos

1 – CORPO E CONSCIÊNCIA

Oficina 1 – A prática da meditação

Objetivo:

Oferecer o exercício da meditação para manter o processo psíquico no dinamismo adequado ao processo da gestão da vida com discernimento.

Procedimentos:

Apresentar o conceito, finalidade e objetivos da prática da meditação.

Oferecer modelo de meditação, especialmente o método mais utilizado pela Morada das Tradições.

Exercitar as etapas da meditação, com intervalos em cada fase com explicações do processo.

Oficina 2 – Práticas de respirações terapêuticas e yoga

Objetivo:

Desenvolver o tema de exercícios respiratórios que podem ser utilizadas como técnicas auto terapêuticas para a vida do participante.

Procedimentos:

Exercitar algumas técnicas de respiração com finalidade de relaxamentos.

Praticar técnicas de respiração para os processos de gestão da energia psíquica e corporal

Oferecer teorias e orientações de tradições que utilizam as respirações em suas práticas de vida.

2 – MEIO AMBIENTE, ECOLOGIA E SUSTENTABILIDADE

Oficina 1 – Consistência de dados Hidrológicos

Objetivo:

Apresentar a importância e orientações fundamentais da atividade de consistência de dados hidrológicos.

Procedimentos:

Apresentar os conceitos de hidrologia, ciclo hidrológico e bacia hidrográfica.

Apresentar a rede de monitoramento hidrológico do Brasil e como acessar os dados das estações.

Oferecer orientações para a consistência de dados hidrológicos.

Realizar uma das etapas da consistência de dados hidrológicos na série de dados de uma estação.

Oficina 2 – Hidrometria (pré-requisito para a Oficina de Hidrossedimentometria)

Objetivo:

Apresentar noções básicas de como realizar medidas fluviométricas com a finalidade de obter dados de descarga líquida do rio.

Procedimentos:

Apresentar a Hidrometria e a capacitação necessária para atuação.

Apresentar/mostrar e explicar o método da medição de vazão convencional com o uso de molinete hidrométrico.

Apresentar/mostrar e explicar os métodos de cálculo da medição convencional pelo processo numérico.

Aplicar os métodos apresentados com dados de uma medição de vazão realizada em uma estação fluviométrica.

Oficina 3 – Hidrossedimentometria (pré-requisito a Oficina de Hidrometria)

Objetivo:

Apresentar noções básicas de como realizar a coleta de sedimentos do rio com a finalidade de obter dados de concentração de sedimentos.

Procedimentos:

Apresentar a importância e aplicação da Hidrossedimentometria e a capacitação necessária para atuação.

Apresentar os equipamentos de Hidrossedimentometria necessários para a coleta de sedimentos.

Explicar como realizar a amostragem de sedimentos.

Especificar as análises de laboratório necessárias a serem realizadas.

Demonstrar como realizar o cálculo da descarga sólida.

Recomendar como realizar o processamento de dados sedimentométricos.

Aplicar os métodos apresentados com dados de uma amostragem de sedimentos realizada em uma estação fluviométrica-sedimentométrica.

Oficina 4 – Gestão do Ambiente

Objetivo:

Apresentar uma abordagem integrativa da temática ambiental, em que o indivíduo é parte do seu meio, estimulando o aprendizado da gestão de si e como consequência, a gestão dos recursos ambientais.

Procedimentos:

Apresentação das pessoas participantes – rápido perfil de cada um.

Gestão e diálogo (interno e externo) – apresentação do conceito de gestão e sustentabilidade: como ato de cuidado; cuidado consigo e com as relações externas (o meio); prática de meditação, o que consome, com o que se relaciona.

Responsabilidade Sócio Ambiental – questões legais e éticas para pessoas e empresas; Regulamentações sobre saneamento, água, segurança alimentar, energia.

Indicadores Ambientais – o que são indicadores, a importância do monitoramento constante das condições de vida, de uma empresa. Medidas de prevenção e contenção.

Educação Ambiental – compromisso de contribuição com a formação de consciência do ambiente. Abordagem sistêmica das dimensões da sustentabilidade.

3 – LEIS E PRINCÍPIOS DA ESPIRITUALIDADE

Oficina 1 – CABALA – O princípio das leis espirituais

Objetivo:

Apresentar o diagrama da Árvore da Vida para que os participantes compreenderem seus caminhos da vida, segundo a Cabala.

Procedimentos: Apresentar a maneira de ler os códigos, especialmente pela gematria para que o estudante aprenda a calcular o seu caminho na Árvore da Vida, com o devido caminho na vida.

Oficina 2 – Eneagrama corporal e o Quarto Caminho

Objetivo:

Apresentar os princípios do Eneagrama corporal ensinado por Gurdjieff, com os significados e leis espirituais que regem os ensinamentos da tradição.

Procedimentos: Desenvolver os conceitos apresentados por George I. Gurdjieff sobre o Eneagrama Corporal, os movimentos básicos identificadores da tipologia e as principais leis que fundamentam essa tradição.

Oficina 3 – O Quarto Caminho

Objetivo: Apresentar os conceitos básicos da escola espiritual chamada de Quarto Caminho por Gurdjieff, bem como algumas práticas para o desenvolvimento da presentificação.

Procedimentos: Estudar os conceitos e princípios do Quarto Caminho apresentados pelo Sr. Gurdjieff, com práticas e exercícios que auxiliam no desenvolvimento e na qualificação integral do ser humano.

Oficina 4 – AS LEIS DA MATEMÁTICA – A matemática para gestão da vida

Objetivo:

Apresentar a matemática e os fundamentos da lógica do Universo, para analisar uma maneira da lógica matemática como princípio do desenvolvimento da racionalidade e estrutura para a vida.

Procedimentos:

Relacionar algumas modelagens e padrões existentes na natureza decodificados por matemáticos.

Identificar algumas contribuições da Matemática para o desenvolvimento da humanidade e sua importância psíquica.

4 – O SER E O SABER HUMANO

Oficina 1 – O complexo no sistema familiar

Objetivo:

Apresentar a teoria sistêmica dos processos familiares, organizacionais e sociais.

Procedimentos:

Elaborar a teoria sistêmica organísmica, utilizando situações rotineiras.

Oferecer modelo de identificação da estrutura do grupo e respectivas relações.

Construir reflexões sobre as variáveis dinâmicas nas relações inter e intra grupos sistêmicos.

Exercitar a constelação familiar sistêmica.

Oficina 2 – Estados de consciência

Objetivo:

Apresentar a teoria psicológica do aparelho psíquico e respectivos estados psíquicos na condição humana.

Procedimentos:

Explicar teoricamente as relações dos estados psíquicos.

Oferecer situações em que o estado psíquico se mostre para o indivíduo no padrão emocional latente.

Desenvolver os estados de consciência e os fenômenos da relação com a realidade e com o inconsciente.

5 – FILOSOFIA E A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO

Oficina 1 – A escrita científica para produção do conhecimento.

Objetivo:

Desenvolver a técnica de escrita e de leitura científica, com finalidades de aproximar o participante de produções de si e do dizer acadêmico.

Procedimentos:

Exercitar a escrita e a oralidade como identificação de si no ato.

Aplicar exercícios de leitura e de escrita para o desenvolvimento de possibilidades relacionais.

Desenvolver textos de maneira a se reconhecer e se desenvolver na pertinência da linguagem comum para o respectivo ambiente.

Conteúdo DE INTRODUÇÃO CIENTÍFICA em trabalhado pela Maria:

1- Processo de Aprendizagem

2- Diretrizes para leitura, análise e interpretação de textos

3- Método, fundamentos metodológicos e paradigmas epistemológicos

4- Tipos de Pesquisa

5- Concepção e Elaboração de trabalhos científicos (introdução, referencial teórico, método, resultados, considerações finais).

6- Nomenclaturas e instrumentos do universo da pesquisa científica (aqui eu apresentei itens básicos como plataformas de pesquisa, revistas científicas, classificação, estado da arte, lattes).

6 – TRADIÇÕES E ESCOLAS ESPIRITUAIS

Oficina 1 – Princípios de Numerologia e Cabala

Objetivo:

Apresentar as tradições da cabala oral, tradicional, talismânica, científica e mística.

Procedimentos:

Analisar os códigos do nome de pessoas e data de nascimento.

Construir exemplos em grupo sobre a maneira de compreender a energia descrita pelos números.

Desenvolver raciocínio lógico de acordo com as tradições para contextualizar a importância desse tipo de conhecimento objetivo na vida.

Oficina 2 – As tradições e os Princípios Masculino e Feminino

Objetivo:

Apresentar os princípios do masculino e feminino nas tradições estudadas pela Morada das Tradições.

Procedimentos:

Analisar os conceitos das polaridades psicológicas e orgânicas.

Construir conhecimentos pessoais sobre os princípios geradores da energia e relações das polaridades.

Desenvolver conhecimentos de si e das respectivas polaridades.

Oficina 3 – A mística e a sabedoria das tradições

Objetivo:

Apresentar os princípios e fundamentos em várias tradições místicas, espirituais, religiosas que fazem parte da história cultural universal.

Procedimentos:

Desenvolver leituras específicas e relações consistentes entre arquétipos, lendas e mitos culturais.

Analisar as possibilidades de reconhecimento de si com auxílio de oráculos.

Investigar a natureza dos conceitos em algumas tradições como os celtas, os orixás, os mistérios dos mestres ascensionados, a mística em alguns santos.

Oficina 4 – Astrologia

Objetivo:

Apresentar os princípios da astrologia e maneira de ler as relações que se estabelecem num mapa astral.

Procedimentos:

Analisar o modo como estudar a astrologia no hemisfério sul.

Desenvolver o estudo do zodíaco e das combinações.

Maneiras de desenvolver vocabulário adequado para fazer as interpretações de um mapa.

7 – O PROCESSO DE MEDIAR E A CÂMARA DE MEDIAÇÃO

Oficina 1 – O Método Morada das Tradições

8 – PROFISSIONALIZAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA PROSPERIDADE

Oficina 1 – Formação profissionalizante em Reiki

Objetivo:

Instrumentalizar o participante para aplicação profissional da técnica de Reiki, bem como a organização do trabalho e formação continuada.

Procedimentos:

Realizar as etapas de formação básica do Reki.

Consolidar os aprendizados por meio de estágios, relatórios e orientações profissionais.

Investigar possibilidade do desenvolvimento profissional na vida pessoal.

Oficina 2 – Matemática na prática da vida

Objetivo:

Identificar as fórmulas e equações possíveis segundo a ciência da Matemática para serem utilizadas nas questões práticas da vida

Procedimentos:

Apresentar a técnica de resolução de problemas para solucionar questões variadas do cotidiano.

Explorar o conceito de proporcionalidade, regra de três, porcentagem, área e perímetro.

Identificar as formas para utilizar essas ferramentas da Matemática nas situações práticas do cotidiano

Oficina 3 – A Gestão Financeira Pessoal

Objetivo:

Apresentar maneiras para o participante fazer a gestão financeira em sua vida pessoal.

Procedimentos:

Fazer um levantamento da realidade financeira individual.

Identificar seus objetivos para curto, médio e longo prazo.

Desenvolver um plano de ação pertinente para suas finanças.

Definir uma forma para monitorar esse planejamento.

Oficina 4 – Gestão do processo de profissionalização

Objetivo:

Conduzir um processo individual e grupal utilizando o TALENTOGRAMA-gestão de carreira para a identificação de desejos, grandes objetivos pessoais e profissionais, bem como a gestão desse processo de carreira, identificação de produtos, realização de planejamento e definição de estratégias.

Procedimentos:

Realizar o TALENTOGRAMA – Mapeamento Comportamental presencial ou o TALENTOGRAMA Vocacional online;

Analisar o caminho profissional de cada participante;

Desenvolver o processo de 22 passos para a elaboração do Plano de Vida e de Carreira de cada um om gestão adequada.

Oficina 5 – CABALA na prática da vida (curso está on line)

Objetivo:

Apresentar a numerologia social cabalista Pitagórica e orientar na construção da Numerologia Social Pessoal, a Identificação de Talentos em cada pessoa.

Procedimentos:

Curso online com aulas gravadas e monitoria online para dirimir dúvidas e suporte técnico. Cálculo via sistema da Numerologia Social Pessoal para conferência da precisão dos cálculos e exercícios feitos.

Oficina 6 – CABALA para as Empresas

Objetivo:

A partir da realização do curso de Cabala Online, estudar a cultura organizacional e auxílio operacional que a numerologia cabalista pode oferecer os códigos sociais como contribuição à prática corporativa.

Procedimentos:

A partir do conteúdo estudado no curso de cabala I/on line, aqui são apresentadas as possibilidades de leitura e interpretação de dados disponíveis para a gestão de recursos numa empresa.

Oficina 7 – CABALA para o ano

Objetivo:

Considerando os estudos em cabala e em outras tradições, oferecer oficina para o estudo mais detalhado das tradições que orientam sobre a anergia de cada ano, com a finalidade de cada participante elaborar reflexões sobre o seu próprio ano na relação com o ano da humanidade.

Procedimentos:

Apresentar detalhadamente o que as tradições orientam para o ano em curso.

Analisar o ano pessoal em relação com o ano da humanidade.

Construir reflexões pertinentes sobre o próprio desempenho no ano, seguindo o referencial oferecido na oficina.

Oficina 8 – Planejamento – A Teia da Vida

Objetivo:

Identificar os principais desejos e propósitos pessoais e profissionais e estruturar planejamento e estratégias utilizando de técnicas e modelos práticos para estruturação de planos e estratégias pessoais e/ou empresariais.

Procedimentos:

A partir de aulas gravadas disponível online para estudos e download de materiais, identificar por meio técnicas científicas de leitura científica de sonhos, os principais desejos e princípios de vida pessoais e profissionais e com orientações profissionais específicas, estruturar plano completo de realização de seus objetivos e as estratégias pessoais e empresarias compatíveis. Trabalho realizado normalmente no início de Setembro de cada ano.