Programa Educacional da Morada das Tradições
Apresentação
Programa Educacional da Morada das Tradições
Apresentação
Apresentação:
A Universidade dos Talentos ainda oferece periodicamente:
-
palestras sobre a Energia do Ano e outros assuntos;
-
promove lançamento de livros da Universidade dos Talentos;
-
organiza a participação em Congressos de interesse da Universidade para os participantes dos grupos de estudo;
-
organiza viagens espirituais por lugares sagrados;
-
oferece a Biblioteca Morada das Tradições para os participantes dos grupos de estudo;
-
desenvolve Rodas de Conversa com facilitadores, gestores, professores, mediadores e profissionais de ambiente corporativo;
-
acompanha exercícios espirituais;
-
oferece o estudo da energia do mês;
-
promove retiros espirituais para os participantes dos grupos de estudo da Universidade dos Talentos.
Oficinas para Especialização de Assuntos
1 – CORPO E CONSCIÊNCIA
Oficina 1 – A prática da meditação
Objetivo:
Oferecer o exercício da meditação para manter o processo psíquico no dinamismo adequado ao processo da gestão da vida com discernimento.
Procedimentos:
Apresentar o conceito, finalidade e objetivos da prática da meditação.
Oferecer modelo de meditação, especialmente o método mais utilizado pela Morada das Tradições.
Exercitar as etapas da meditação, com intervalos em cada fase com explicações do processo.
Oficina 2 – Práticas de respirações terapêuticas e yoga
Objetivo:
Desenvolver o tema de exercícios respiratórios que podem ser utilizadas como técnicas auto terapêuticas para a vida do participante.
Procedimentos:
Exercitar algumas técnicas de respiração com finalidade de relaxamentos.
Praticar técnicas de respiração para os processos de gestão da energia psíquica e corporal
Oferecer teorias e orientações de tradições que utilizam as respirações em suas práticas de vida.
2 – MEIO AMBIENTE, ECOLOGIA E SUSTENTABILIDADE
Oficina 1 – Consistência de dados Hidrológicos
Objetivo:
Apresentar a importância e orientações fundamentais da atividade de consistência de dados hidrológicos.
Procedimentos:
Apresentar os conceitos de hidrologia, ciclo hidrológico e bacia hidrográfica.
Apresentar a rede de monitoramento hidrológico do Brasil e como acessar os dados das estações.
Oferecer orientações para a consistência de dados hidrológicos.
Realizar uma das etapas da consistência de dados hidrológicos na série de dados de uma estação.
Oficina 2 – Hidrometria (pré-requisito para a Oficina de Hidrossedimentometria)
Objetivo:
Apresentar noções básicas de como realizar medidas fluviométricas com a finalidade de obter dados de descarga líquida do rio.
Procedimentos:
Apresentar a Hidrometria e a capacitação necessária para atuação.
Apresentar/mostrar e explicar o método da medição de vazão convencional com o uso de molinete hidrométrico.
Apresentar/mostrar e explicar os métodos de cálculo da medição convencional pelo processo numérico.
Aplicar os métodos apresentados com dados de uma medição de vazão realizada em uma estação fluviométrica.
Oficina 3 – Hidrossedimentometria (pré-requisito a Oficina de Hidrometria)
Objetivo:
Apresentar noções básicas de como realizar a coleta de sedimentos do rio com a finalidade de obter dados de concentração de sedimentos.
Procedimentos:
Apresentar a importância e aplicação da Hidrossedimentometria e a capacitação necessária para atuação.
Apresentar os equipamentos de Hidrossedimentometria necessários para a coleta de sedimentos.
Explicar como realizar a amostragem de sedimentos.
Especificar as análises de laboratório necessárias a serem realizadas.
Demonstrar como realizar o cálculo da descarga sólida.
Recomendar como realizar o processamento de dados sedimentométricos.
Aplicar os métodos apresentados com dados de uma amostragem de sedimentos realizada em uma estação fluviométrica-sedimentométrica.
Oficina 4 – Gestão do Ambiente
Objetivo:
Apresentar uma abordagem integrativa da temática ambiental, em que o indivíduo é parte do seu meio, estimulando o aprendizado da gestão de si e como consequência, a gestão dos recursos ambientais.
Procedimentos:
Apresentação das pessoas participantes – rápido perfil de cada um.
Gestão e diálogo (interno e externo) – apresentação do conceito de gestão e sustentabilidade: como ato de cuidado; cuidado consigo e com as relações externas (o meio); prática de meditação, o que consome, com o que se relaciona.
Responsabilidade Sócio Ambiental – questões legais e éticas para pessoas e empresas; Regulamentações sobre saneamento, água, segurança alimentar, energia.
Indicadores Ambientais – o que são indicadores, a importância do monitoramento constante das condições de vida, de uma empresa. Medidas de prevenção e contenção.
Educação Ambiental – compromisso de contribuição com a formação de consciência do ambiente. Abordagem sistêmica das dimensões da sustentabilidade.
3 – LEIS E PRINCÍPIOS DA ESPIRITUALIDADE
Oficina 1 – CABALA – O princípio das leis espirituais
Objetivo:
Apresentar o diagrama da Árvore da Vida para que os participantes compreenderem seus caminhos da vida, segundo a Cabala.
Procedimentos: Apresentar a maneira de ler os códigos, especialmente pela gematria para que o estudante aprenda a calcular o seu caminho na Árvore da Vida, com o devido caminho na vida.
Oficina 2 – Eneagrama corporal e o Quarto Caminho
Objetivo:
Apresentar os princípios do Eneagrama corporal ensinado por Gurdjieff, com os significados e leis espirituais que regem os ensinamentos da tradição.
Procedimentos: Desenvolver os conceitos apresentados por George I. Gurdjieff sobre o Eneagrama Corporal, os movimentos básicos identificadores da tipologia e as principais leis que fundamentam essa tradição.
Oficina 3 – O Quarto Caminho
Objetivo: Apresentar os conceitos básicos da escola espiritual chamada de Quarto Caminho por Gurdjieff, bem como algumas práticas para o desenvolvimento da presentificação.
Procedimentos: Estudar os conceitos e princípios do Quarto Caminho apresentados pelo Sr. Gurdjieff, com práticas e exercícios que auxiliam no desenvolvimento e na qualificação integral do ser humano.
Oficina 4 – AS LEIS DA MATEMÁTICA – A matemática para gestão da vida
Objetivo:
Apresentar a matemática e os fundamentos da lógica do Universo, para analisar uma maneira da lógica matemática como princípio do desenvolvimento da racionalidade e estrutura para a vida.
Procedimentos:
Relacionar algumas modelagens e padrões existentes na natureza decodificados por matemáticos.
Identificar algumas contribuições da Matemática para o desenvolvimento da humanidade e sua importância psíquica.
4 – O SER E O SABER HUMANO
Oficina 1 – O complexo no sistema familiar
Objetivo:
Apresentar a teoria sistêmica dos processos familiares, organizacionais e sociais.
Procedimentos:
Elaborar a teoria sistêmica organísmica, utilizando situações rotineiras.
Oferecer modelo de identificação da estrutura do grupo e respectivas relações.
Construir reflexões sobre as variáveis dinâmicas nas relações inter e intra grupos sistêmicos.
Exercitar a constelação familiar sistêmica.
Oficina 2 – Estados de consciência
Objetivo:
Apresentar a teoria psicológica do aparelho psíquico e respectivos estados psíquicos na condição humana.
Procedimentos:
Explicar teoricamente as relações dos estados psíquicos.
Oferecer situações em que o estado psíquico se mostre para o indivíduo no padrão emocional latente.
Desenvolver os estados de consciência e os fenômenos da relação com a realidade e com o inconsciente.
5 – FILOSOFIA E A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO
Oficina 1 – A escrita científica para produção do conhecimento.
Objetivo:
Desenvolver a técnica de escrita e de leitura científica, com finalidades de aproximar o participante de produções de si e do dizer acadêmico.
Procedimentos:
Exercitar a escrita e a oralidade como identificação de si no ato.
Aplicar exercícios de leitura e de escrita para o desenvolvimento de possibilidades relacionais.
Desenvolver textos de maneira a se reconhecer e se desenvolver na pertinência da linguagem comum para o respectivo ambiente.
Conteúdo DE INTRODUÇÃO CIENTÍFICA em trabalhado pela Maria:
1- Processo de Aprendizagem
2- Diretrizes para leitura, análise e interpretação de textos
3- Método, fundamentos metodológicos e paradigmas epistemológicos
4- Tipos de Pesquisa
5- Concepção e Elaboração de trabalhos científicos (introdução, referencial teórico, método, resultados, considerações finais).
6- Nomenclaturas e instrumentos do universo da pesquisa científica (aqui eu apresentei itens básicos como plataformas de pesquisa, revistas científicas, classificação, estado da arte, lattes).
6 – TRADIÇÕES E ESCOLAS ESPIRITUAIS
Oficina 1 – Princípios de Numerologia e Cabala
Objetivo:
Apresentar as tradições da cabala oral, tradicional, talismânica, científica e mística.
Procedimentos:
Analisar os códigos do nome de pessoas e data de nascimento.
Construir exemplos em grupo sobre a maneira de compreender a energia descrita pelos números.
Desenvolver raciocínio lógico de acordo com as tradições para contextualizar a importância desse tipo de conhecimento objetivo na vida.
Oficina 2 – As tradições e os Princípios Masculino e Feminino
Objetivo:
Apresentar os princípios do masculino e feminino nas tradições estudadas pela Morada das Tradições.
Procedimentos:
Analisar os conceitos das polaridades psicológicas e orgânicas.
Construir conhecimentos pessoais sobre os princípios geradores da energia e relações das polaridades.
Desenvolver conhecimentos de si e das respectivas polaridades.
Oficina 3 – A mística e a sabedoria das tradições
Objetivo:
Apresentar os princípios e fundamentos em várias tradições místicas, espirituais, religiosas que fazem parte da história cultural universal.
Procedimentos:
Desenvolver leituras específicas e relações consistentes entre arquétipos, lendas e mitos culturais.
Analisar as possibilidades de reconhecimento de si com auxílio de oráculos.
Investigar a natureza dos conceitos em algumas tradições como os celtas, os orixás, os mistérios dos mestres ascensionados, a mística em alguns santos.
Oficina 4 – Astrologia
Objetivo:
Apresentar os princípios da astrologia e maneira de ler as relações que se estabelecem num mapa astral.
Procedimentos:
Analisar o modo como estudar a astrologia no hemisfério sul.
Desenvolver o estudo do zodíaco e das combinações.
Maneiras de desenvolver vocabulário adequado para fazer as interpretações de um mapa.
7 – O PROCESSO DE MEDIAR E A CÂMARA DE MEDIAÇÃO
Oficina 1 – O Método Morada das Tradições
8 – PROFISSIONALIZAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA PROSPERIDADE
Oficina 1 – Formação profissionalizante em Reiki
Objetivo:
Instrumentalizar o participante para aplicação profissional da técnica de Reiki, bem como a organização do trabalho e formação continuada.
Procedimentos:
Realizar as etapas de formação básica do Reki.
Consolidar os aprendizados por meio de estágios, relatórios e orientações profissionais.
Investigar possibilidade do desenvolvimento profissional na vida pessoal.
Oficina 2 – Matemática na prática da vida
Objetivo:
Identificar as fórmulas e equações possíveis segundo a ciência da Matemática para serem utilizadas nas questões práticas da vida
Procedimentos:
Apresentar a técnica de resolução de problemas para solucionar questões variadas do cotidiano.
Explorar o conceito de proporcionalidade, regra de três, porcentagem, área e perímetro.
Identificar as formas para utilizar essas ferramentas da Matemática nas situações práticas do cotidiano
Oficina 3 – A Gestão Financeira Pessoal
Objetivo:
Apresentar maneiras para o participante fazer a gestão financeira em sua vida pessoal.
Procedimentos:
Fazer um levantamento da realidade financeira individual.
Identificar seus objetivos para curto, médio e longo prazo.
Desenvolver um plano de ação pertinente para suas finanças.
Definir uma forma para monitorar esse planejamento.
Oficina 4 – Gestão do processo de profissionalização
Objetivo:
Conduzir um processo individual e grupal utilizando o TALENTOGRAMA-gestão de carreira para a identificação de desejos, grandes objetivos pessoais e profissionais, bem como a gestão desse processo de carreira, identificação de produtos, realização de planejamento e definição de estratégias.
Procedimentos:
Realizar o TALENTOGRAMA – Mapeamento Comportamental presencial ou o TALENTOGRAMA Vocacional online;
Analisar o caminho profissional de cada participante;
Desenvolver o processo de 22 passos para a elaboração do Plano de Vida e de Carreira de cada um om gestão adequada.
Oficina 5 – CABALA na prática da vida (curso está on line)
Objetivo:
Apresentar a numerologia social cabalista Pitagórica e orientar na construção da Numerologia Social Pessoal, a Identificação de Talentos em cada pessoa.
Procedimentos:
Curso online com aulas gravadas e monitoria online para dirimir dúvidas e suporte técnico. Cálculo via sistema da Numerologia Social Pessoal para conferência da precisão dos cálculos e exercícios feitos.
Oficina 6 – CABALA para as Empresas
Objetivo:
A partir da realização do curso de Cabala Online, estudar a cultura organizacional e auxílio operacional que a numerologia cabalista pode oferecer os códigos sociais como contribuição à prática corporativa.
Procedimentos:
A partir do conteúdo estudado no curso de cabala I/on line, aqui são apresentadas as possibilidades de leitura e interpretação de dados disponíveis para a gestão de recursos numa empresa.
Oficina 7 – CABALA para o ano
Objetivo:
Considerando os estudos em cabala e em outras tradições, oferecer oficina para o estudo mais detalhado das tradições que orientam sobre a anergia de cada ano, com a finalidade de cada participante elaborar reflexões sobre o seu próprio ano na relação com o ano da humanidade.
Procedimentos:
Apresentar detalhadamente o que as tradições orientam para o ano em curso.
Analisar o ano pessoal em relação com o ano da humanidade.
Construir reflexões pertinentes sobre o próprio desempenho no ano, seguindo o referencial oferecido na oficina.
Oficina 8 – Planejamento – A Teia da Vida
Objetivo:
Identificar os principais desejos e propósitos pessoais e profissionais e estruturar planejamento e estratégias utilizando de técnicas e modelos práticos para estruturação de planos e estratégias pessoais e/ou empresariais.
Procedimentos:
A partir de aulas gravadas disponível online para estudos e download de materiais, identificar por meio técnicas científicas de leitura científica de sonhos, os principais desejos e princípios de vida pessoais e profissionais e com orientações profissionais específicas, estruturar plano completo de realização de seus objetivos e as estratégias pessoais e empresarias compatíveis. Trabalho realizado normalmente no início de Setembro de cada ano.