Programa Educacional da Morada das Tradições
4-O Ser, o Saber e o Conhecimento de Si
Programa Educacional da Morada das Tradições
4-O Ser, o Saber e o Conhecimento de Si
Ementa:
Oferecer ao estudante princípios e fundamentos das escolas psicológicas e saberes complementares pertinentes, articulando com outros saberes culturais e possibilitando um estudo reflexivo no que tange a complexidade das relações consigo mesmo e com os outros.
Objetivo Geral:
Apresentar conceitos sobre a organicidade do funcionamento psíquico e variações possíveis da consciência de vigília ou em sonho, proporcionando ao estudante a compreensão do potencial inerente na construção da personalidade.
Objetivos Específicos:
– Possibilitar reflexões acerca da potencialidade humana considerando a estrutura psíquica
– Demonstrar a importância do desenvolvimento dos centros, dos princípios e dos sentidos psíquicos em estado de vigília e em sonho
– Refletir sobre padrões de funcionamento para a construção de hábitos e reformas para o permanente desenvolvimento pessoal e coletivo
Conteúdo Programático
Processos Psicológicos Básicos
Como são constituídas as funções básicas no organismo psicológico
Psicologia de Base Analítica
Conceitos de relevância como os tipos psicológicos e variações, constituição do ego, estados de consciência, inconsciente coletivo e pessoal, arquétipos, self, animus e anima dente outros
Estados de Vigília e Outros Estados
O significado da consciência segundo a visão psicológica, bem como na cultura oriental e a relação com os assim chamados estados alterados de consciência.
Espiritualidade e os Mecanismo Psicológicos
As funções psíquicas para o trabalho da espiritualidade nas várias dimensões humanas como familia, trabalho, qualidade de vida e outras, tendo como princípio a leitura dos próprios sonhos. Diferentes maneiras para entender a espiritualidade.
Metodologia:
O processo metodológico envolve:
a) levantamento do perfil do grupo na relação com o assunto;
b) estudo histórico das escolas psicológicas;
c) desenvolvimentos dos conceitos de consciente e inconsciente psíquico;
d) desenvolvimento do conceito de espiritualidade e variações;
e) construção de autoetnografia para a leitura dos próprios sonhos.
Referências (para revisar):
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GLEISER, M. A dança do universo. São Paulo: Companhia das letras, 1997.
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JUNG, C. G. O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro. Nova Fronteira: 1998.
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JUNG, C. G. AION-Estudos sobre o simbolismo do si-mesmo. Petrópolis. Vozes: 1990.
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