Programa Educacional da Morada das Tradições

4-O Ser, o Saber e o Conhecimento de Si

 

Programa Educacional da Morada das Tradições

4-O Ser, o Saber e o Conhecimento de Si

 

Ementa:

Oferecer ao estudante princípios e fundamentos das escolas psicológicas e saberes complementares pertinentes, articulando com outros saberes culturais e possibilitando um estudo reflexivo no que tange a complexidade das relações consigo mesmo e com os outros.

Objetivo Geral:

Apresentar conceitos sobre a organicidade do funcionamento psíquico e variações possíveis da consciência de vigília ou em sonho, proporcionando ao estudante a compreensão do potencial inerente na construção da personalidade.

Objetivos Específicos:

– Possibilitar reflexões acerca da potencialidade humana considerando a estrutura psíquica

– Demonstrar a importância do desenvolvimento dos centros, dos princípios e dos sentidos psíquicos em estado de vigília e em sonho

– Refletir sobre padrões de funcionamento para a construção de hábitos e reformas para o permanente desenvolvimento pessoal e coletivo

Conteúdo Programático

 

 

Processos Psicológicos Básicos

Como são constituídas as funções básicas no organismo psicológico

Psicologia de Base Analítica

Conceitos de relevância como os tipos psicológicos e variações, constituição do ego, estados de consciência, inconsciente coletivo e pessoal, arquétipos, self, animus e anima dente outros

Estados de Vigília e Outros Estados

O significado da consciência segundo a visão psicológica, bem como na cultura oriental e a relação com os assim chamados estados alterados de consciência.

Espiritualidade e os Mecanismo Psicológicos

As funções psíquicas para o trabalho da espiritualidade nas várias dimensões humanas como familia, trabalho, qualidade de vida e outras, tendo como princípio a leitura dos próprios sonhos. Diferentes maneiras para entender a espiritualidade.

Metodologia:

O processo metodológico envolve:

a) levantamento do perfil do grupo na relação com o assunto;

b) estudo histórico das escolas psicológicas;

c) desenvolvimentos dos conceitos de consciente e inconsciente psíquico;

d) desenvolvimento do conceito de espiritualidade e variações;

e) construção de autoetnografia para a leitura dos próprios sonhos.

Referências (para revisar):

EDINGER, Edward F. Ego e arquétipo. São Paulo. Cultrix: 1972.

FADIMAN, J. e FRAGER, R. Teorias da personalidade. Tradução de Camila Pedral Sampaio. São Paulo: Harbra, 1986.

FREIRE, Paulo. A educação do futuro. Rio de Janeiro: O Globo, Caderno Prosa & Verso, 24 maio 1997.

GLEISER, M. A dança do universo. São Paulo: Companhia das letras, 1997.

GURDJIEFF, J. E o lobo uivou para a águia: espiritualidade como prática de vida. Nova Petrópolis: Luz da Serra, 2010.

JAPIASSU, H. O sonho transdisciplinar e as razões da Filosofia. Rio de Janeiro: Imago, 2006.

JUNG, C. G. O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro. Nova Fronteira: 1998.

JUNG, C. G. Psicologia e alquimia. Petrópolis: Vozes, 1994.

JUNG, C. G. AION-Estudos sobre o simbolismo do si-mesmo. Petrópolis. Vozes: 1990.

JUNG, C. G. O eu e o inconsciente. Petrópolis. Vozes: 1987.

JUNG, E. Animus e anima. Tradução de Dante Pignatari. São Paulo: Cultrix, 2006.

MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento. Campinas: Psy II, 1995.

MIRANDA, Eduardo E. Corpo território do sagrado. São Paulo: Loyola, 2002.

MORIN, E. Meu caminho. Entrevistas com Djénane Kareh Tager; tradução Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

PRIGOGINE, I. O fim das certezas – tempo, caos e as leis da natureza. São Paulo: UNESP, 1996.

TALBOT, Michael. O universo holográfico. Trad. Maria de Fátima S. Marques. São Paulo: Best Seller, 1991.        

TAMAYO, Alvaro e colaboradores. Cultura e saúde nas organizações. Porto Alegre: Artmed, 2004.

THIOLLENT, M. Metodologia de pesquisa-ação. São Paulo, Cortez Editora, 1988.         

UBALDI, PIETRO. A grande síntese. Tradução de Carlos Torres Pastorino e Paulo Vieira da Silva. Fraternidade Francisco de Assis, 2001.