Programa Educacional da Morada das Tradições
3-Leis e Princípios da Espiritualidade
Programa Educacional da Morada das Tradições
3-Leis e Princípios da Espiritualidade
Ementa:
Conhecer as bases históricas que formam as teorias teológicas e as tradições herméticas espirituais. Essas tradições e teorias estruturam princípios e fundamentos que seguem as leis da espiritualidade para construir ou melhorar uma consciência sobre a espiritualidade na prática da vida.
Objetivo Geral:
A partir do estudo dos livros que fundamentam a religião, filosofia, ontologia e demais ciências num diálogo com o hermetismo, busca-se conhecer as bases das leis espirituais regentes na humanidade, para reconhecer o caminho pessoal na vida como uma contribuição ao mundo.
Objetivos Específicos:
Refletir sobre as bases dos livros religiosos e filosóficos numa atitude construtiva de formas e reformas de si no mundo.
Analisar as leis orgânicas do universo por meio dos fundamentos das teorias e tradições espirituais.
Relacionar os princípios, fundamentos, leis espirituais e a consciência humana no mundo contemporâneo.
Conteúdo Programático
Bases Históricas das Religiões:
conhecer as bases históricas das grandes religiões, bem como o fundamento e ensinamentos dos ícones espirituais.
Bases Históricas e Conceitos de Tradições Herméticas:
conhecer as escolas que fundamentam as perspectivas espirituais, desde os modelos mais antigos e as reformas do próprio pensamento espiritual ao longo da história humana, como a cabala e o xamanismo, dentre outras.
Conceitos de Leis, Princípios e Fundamentos:
analisar os conceitos de leis, princípios e fundamentos espirituais, religiosos e mobilizadores da consciência como fé e crenças.
Leis e Princípios Espirituais como Modelo de Vida:
apresentar os princípios espirituais por meio de algumas tradições como confirmação das leis que os constituíram para a formação de modelos de indivíduo e sociedade.
Metodologia:
O processo metodológico envolve:
a) levantamento do conhecimento de religiões e tradições herméticas dos participantes;
b) estudo histórico do fenômeno religioso universal;
c) reflexões sobre os ícones religiosos e respectivos ensinamentos de base;
d) investigações sobre o princípio que se mostra por meio de atitudes religiosas e/ou herméticas;
e) propósitos da gestão de si na relação com a cultura que norteia o modo de vida;
f) conhecimentos básicos de tradições que auxiliam na compreensão dos fundamentos e leis como o eneagrama corporal, o quarto caminho, os princípios da cabala, xamanismo e maneiras adequadas para ler os livros sagrados.
Referências (para revisar):
LEVI, Elifas. Cabala XXXXX
GURDJIEFF, G. I. Em Busca do Ser – O Quarto Caminho para uma Nova Consciência. São Paulo. Ed. Pensamento. 2017.
_______________ Relatos de Belzebu a Seu Neto.
GURDJIEFF, J. E o lobo uivou para a águia: espiritualidade como prática de vida. Nova Petrópolis: Luz da Serra, 2010.
______________ Apostilas de Cabala – Numerologia Social.
______________ Apostilas de Cabala – A Árvore da Vida.
MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento. Campinas: Psy II, 1995.
MIRANDA, Eduardo E. Corpo território do sagrado. São Paulo: Loyola, 2002.
PAPUS, Cabala XXXXX
PRIGOGINE, I. O fim das certezas – tempo, caos e as leis da natureza. São Paulo: UNESP, 1996.
OUSPENSK, …. Fragmentos de Ensino Desconhecido. XXXX
_____________ Psicologia Possível ao Homem. XXXX
TALBOT, Michael. O universo holográfico. Trad. Maria de Fátima S. Marques. São Paulo: Best Seller, 1991.
THIOLLENT, M. Metodologia de pesquisa-ação. São Paulo, Cortez Editora, 1988.
UBALDI, PIETRO. A grande síntese. Tradução de Carlos Torres Pastorino e Paulo Vieira da Silva. Fraternidade Francisco de Assis, 2001.