Programa Educacional da Morada das Tradições

3-Leis e Princípios da Espiritualidade

 

 

Programa Educacional da Morada das Tradições

3-Leis e Princípios da Espiritualidade

 

 

Ementa:

Conhecer as bases históricas que formam as teorias teológicas e as tradições herméticas espirituais. Essas tradições e teorias estruturam princípios e fundamentos que seguem as leis da espiritualidade para construir ou melhorar uma consciência sobre a espiritualidade na prática da vida.

Objetivo Geral:

A partir do estudo dos livros que fundamentam a religião, filosofia, ontologia e demais ciências num diálogo com o hermetismo, busca-se conhecer as bases das leis espirituais regentes na humanidade, para reconhecer o caminho pessoal na vida como uma contribuição ao mundo.

Objetivos Específicos:

Refletir sobre as bases dos livros religiosos e filosóficos numa atitude construtiva de formas e reformas de si no mundo.

Analisar as leis orgânicas do universo por meio dos fundamentos das teorias e tradições espirituais.

Relacionar os princípios, fundamentos, leis espirituais e a consciência humana no mundo contemporâneo.

Conteúdo Programático

 

 

Bases Históricas das Religiões:

conhecer as bases históricas das grandes religiões, bem como o fundamento e ensinamentos dos ícones espirituais.

Bases Históricas e Conceitos de Tradições Herméticas:

conhecer as escolas que fundamentam as perspectivas espirituais, desde os modelos mais antigos e as reformas do próprio pensamento espiritual ao longo da história humana, como a cabala e o xamanismo, dentre outras.

Conceitos de Leis, Princípios e Fundamentos:

analisar os conceitos de leis, princípios e fundamentos espirituais, religiosos e mobilizadores da consciência como fé e crenças.

Leis e Princípios Espirituais como Modelo de Vida:

apresentar os princípios espirituais por meio de algumas tradições como confirmação das leis que os constituíram para a formação de modelos de indivíduo e sociedade.

Metodologia:

O processo metodológico envolve:

a) levantamento do conhecimento de religiões e tradições herméticas dos participantes;

b) estudo histórico do fenômeno religioso universal;

c) reflexões sobre os ícones religiosos e respectivos ensinamentos de base;

d) investigações sobre o princípio que se mostra por meio de atitudes religiosas e/ou herméticas;

e) propósitos da gestão de si na relação com a cultura que norteia o modo de vida;

f) conhecimentos básicos de tradições que auxiliam na compreensão dos fundamentos e leis como o eneagrama corporal, o quarto caminho, os princípios da cabala, xamanismo e maneiras adequadas para ler os livros sagrados.

Referências (para revisar):

LEVI, Elifas. Cabala XXXXX

GURDJIEFF, G. I. Em Busca do Ser – O Quarto Caminho para uma Nova Consciência. São Paulo. Ed. Pensamento. 2017.

_______________ Relatos de Belzebu a Seu Neto.

GURDJIEFF, J. E o lobo uivou para a águia: espiritualidade como prática de vida. Nova Petrópolis: Luz da Serra, 2010.

______________ Apostilas de Cabala – Numerologia Social.

______________ Apostilas de Cabala – A Árvore da Vida.

MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento. Campinas: Psy II, 1995.

MIRANDA, Eduardo E. Corpo território do sagrado. São Paulo: Loyola, 2002.

PAPUS, Cabala XXXXX

PRIGOGINE, I. O fim das certezas – tempo, caos e as leis da natureza. São Paulo: UNESP, 1996.

OUSPENSK, …. Fragmentos de Ensino Desconhecido. XXXX

_____________ Psicologia Possível ao Homem. XXXX

TALBOT, Michael. O universo holográfico. Trad. Maria de Fátima S. Marques. São Paulo: Best Seller, 1991.        

THIOLLENT, M. Metodologia de pesquisa-ação. São Paulo, Cortez Editora, 1988.         

UBALDI, PIETRO. A grande síntese. Tradução de Carlos Torres Pastorino e Paulo Vieira da Silva. Fraternidade Francisco de Assis, 2001.