Programa Educacional da Morada das Tradições
6-Fundamentos das Tradições e Escolas Espirituais
Programa Educacional da Morada das Tradições
6-Fundamentos das Tradições e Escolas Espirituais
Ementa:
Apresentar as escolas do pensamento universal que se dedicam à construção de tradições, especialmente o modo de vida e contextualizações. Desenvolver o conceito do fenômeno das religiões e as relações que se estabelecem na sociedade, no autoconhecimento e desenvolvimento espiritual.
Objetivo Geral:
A partir do estudo das escolas espirituais e tradições que geram saberes culturais ao longo da história universal, estabelecer relação pertinente com a maneira de viver contemporânea e especialmente com os aspectos da descoberta de potencial inerente ao ser humano.
Objetivos Específicos:
Refletir sobre as bases das escolas espirituais, das religiões nos respectivos períodos e na sistematização do pensamento.
Analisar os processos de construção do saber cultural de cada tradição, bem como as relações pertinentes que permanecem no psiquismo humano, especialmente nas culturas de fé e crença.
Relacionar as respectivas escolas espirituais com as religiões e o modelo de vida atual, buscando pelo reconhecimento com os outros num processo autopoiético.
Conteúdo Programático
As Religiões mais Conhecidas Historicamente:
Apresentar algumas religiões universais, com os respectivos princípios, dogmas e contexto.
As tradições Universais:
Os modelos de homem segundo tradições como os cabalistas, os herméticos, os tribais, os cientistas, os sacerdotes, os iniciados, os seguidores, os caminhantes, os discípulos, desde os livros herméticos até a lógica do princípio e vida humana produtiva.
O Princípio e Fundamento das Coisas
Relacionar a religião como fenômeno; apresentar a tradição e a cultura ocidental e oriental como processo geográfico e histórico na unidade de cada modelo cognitivo.
Metodologia:
O processo metodológico envolve:
a) levantamento dos saberes do grupo sobre o assunto;
b) apresentar teoricamente as bases das religiões;
c) apresentar as fundamentações das tradições e respectivos saberes;
d) relacionar a mística e o desenvolvimento de perspectivas culturais como possibilidades de desempenho do psiquismo humano;
e) exercitar alguns princípios de tradições.
Referências (para revisar):
Todas as tradições que praticamos.