Programa Educacional da Morada das Tradições

6-Fundamentos das Tradições e Escolas Espirituais

 

 

Programa Educacional da Morada das Tradições

6-Fundamentos das Tradições e Escolas Espirituais

 

 

Ementa:

Apresentar as escolas do pensamento universal que se dedicam à construção de tradições, especialmente o modo de vida e contextualizações. Desenvolver o conceito do fenômeno das religiões e as relações que se estabelecem na sociedade, no autoconhecimento e desenvolvimento espiritual.

Objetivo Geral:

A partir do estudo das escolas espirituais e tradições que geram saberes culturais ao longo da história universal, estabelecer relação pertinente com a maneira de viver contemporânea e especialmente com os aspectos da descoberta de potencial inerente ao ser humano.

Objetivos Específicos:

Refletir sobre as bases das escolas espirituais, das religiões nos respectivos períodos e na sistematização do pensamento.

Analisar os processos de construção do saber cultural de cada tradição, bem como as relações pertinentes que permanecem no psiquismo humano, especialmente nas culturas de fé e crença.

Relacionar as respectivas escolas espirituais com as religiões e o modelo de vida atual, buscando pelo reconhecimento com os outros num processo autopoiético.

Conteúdo Programático

 

 

As Religiões mais Conhecidas Historicamente:

Apresentar algumas religiões universais, com os respectivos princípios, dogmas e contexto.

As tradições Universais:

Os modelos de homem segundo tradições como os cabalistas, os herméticos, os tribais, os cientistas, os sacerdotes, os iniciados, os seguidores, os caminhantes, os discípulos, desde os livros herméticos até a lógica do princípio e vida humana produtiva.

O Princípio e Fundamento das Coisas

Relacionar a religião como fenômeno; apresentar a tradição e a cultura ocidental e oriental como processo geográfico e histórico na unidade de cada modelo cognitivo.

Metodologia:

O processo metodológico envolve:

a) levantamento dos saberes do grupo sobre o assunto;

b) apresentar teoricamente as bases das religiões;

c) apresentar as fundamentações das tradições e respectivos saberes;

d) relacionar a mística e o desenvolvimento de perspectivas culturais como possibilidades de desempenho do psiquismo humano;

e) exercitar alguns princípios de tradições.

Referências (para revisar):

Todas as tradições que praticamos.