Programa Educacional da Morada das Tradições

7-O Processo de Mediar e a Câmara de Mediação

 

 

Programa Educacional da Morada das Tradições

7-O Processo de Mediar e a Câmara de Mediação

 

 

Ementa:

Apresentar as escolas do pensamento universal sobre mediação, com a finalidade de aproveitar as reflexões e integrar ao modelo de vida contemporâneo. Desenvolver os temas respectivos ao protocolo de mediação oferecido pela Câmara de Mediação Morada das Tradições, por meio dos pressupostos que a regem.

Objetivo Geral:

A partir do estudo das escolas espirituais e tradições que geram saberes culturais para manter a qualidade de vida humana num ambiente sustentável, estabelecer relação pertinente com a maneira de conduzir conflitos objetivando atingir aspectos da alteridade humana.

Objetivos Específicos:

Refletir sobre as bases das escolas espirituais, das religiões nos respectivos períodos e na sistematização do pensamento complexo.

Analisar os processos de construção do saber cultural de tradições, bem como as relações pertinentes que se estabelecem na ciência e nas relações.

Relacionar os respectivos fundamentos psíquicos que mobilizam o comportamento humano na defesa de seus interesses e nos aspectos da construção da sociedade justa e ética.

Conteúdo Programático

 

 

As Tradições Universais como Referências:

Os modelos de homem segundo a perspectiva filosófica, psicológica e sociológica.

O Princípio e Fundamento das Ciências:

Relacionar o período histórico com a sistematização científica e tecnológica.

A Teoria Sistêmica, Fundamentalista e Princípios dos Gestores de Si:

Analisar as teorias de base comportamental, teoria dos sistemas e relações possíveis no contexto das famílias, das organizações do trabalho e demais grupos sociais.

Metodologia:

O processo metodológico envolve:

a) levantamento dos saberes do grupo sobre o assunto;

b) apresentar teoricamente as bases que norteiam os princípios gestores da mediação;

c) apresentar o fundamento específico da câmara de mediação morada das tradições;

d) promover a observação de si e do outro em variados contextos;

e) exercitar alguns princípios psicológicos que norteiam as fases da vida e das relações grupais.

Referências (para revisar):