Programa Educacional da Morada das Tradições

5-Filosofia e a Constituição do Sujeito

 

Programa Educacional da Morada das Tradições

5-Filosofia e a Constituição do Sujeito

 

Ementa:

Conhecer os princípios básicos sobre o modo de pensar e agir que a filosofia oferece, como uma referência que constrói a ciência, as teorias do conhecimento, considera a cultura e o sujeito num diálogo pertinente e constante na relação consigo mesmo e com o mundo.

Objetivo Geral:

A partir do estudo das escolas filosóficas e dos conceitos que formam as bases epistemológicas, estabelecer relação pertinente com a maneira de falar, de escrever e de se perceber e se posicionar no mundo contemporâneo.

Objetivos específicos:

Refletir sobre as bases das escolas filosóficas nos respectivos períodos e a sistematização do pensamento.

Analisar os processos de construção do saber científico ou formal, bem como as relações culturais históricas que mobilizam a construção dos saberes humanos.

Relacionar as respectivas escolas do pensamento com o modelo de vida atual, buscando por um reconhecimento de si e dos outros por meio da fala e da escrita.

Conteúdo Programático

 

 

A Filosofia:

Etimologia da palavra, construção histórica, fundamento e princípio das ideias e pensamentos. Como a filosofia pode auxiliar na estratégia para a solução de conflitos internos e entre as pessoas. Conceito de ética.

Os Períodos de Predominância do Pensamento:

Os períodos em que historicamente o homem se descobre como sujeito. As explicações de mundo e a construção de modelos no modo de pensar.

O Pensamento Pitagórico e a Relação com o Modelo de Pensamento Oriental:

Os princípios da dualidade, das polaridades, dos hemisférios, da dupla interpretação, da mediação e da história que fundamenta os modelos vigentes.

A Metafísica e as Categorias:

De que maneira algo existe e se constitui como alguma coisa, o que o mundo das ideias pode produzir na assimilação ou mesmo na construção e destruição das coisas.

Metodologia:

O processo metodológico envolve:

a) levantamento do modo de pensar básico dos participantes e da maneira como media suas ideias com o mundo;

b) estudo das escolas do pensamento antigo e contemporâneo;

c) reflexões sistematizadas sobre os objetivos e a relação que se estabelece com o modo de vida;

d) investigações sobre o desejo, a consciência e a necessidade de realização pessoal;

e) propósitos do cuidado e da gestão de si na relação com os outros;

f) conhecimentos de base para o desenvolvimento das categorias das coisas e do pensamento em Sócrates, Platão, Aristóteles e Pitágoras; g) as três grandes fases do desenvolvimento do conceito de ética.

Referências (para revisar):

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MIRANDA, Eduardo E. Corpo território do sagrado. São Paulo: Loyola, 2002.

MORIN, E. Meu caminho. Entrevistas com Djénane Kareh Tager; tradução Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

PRIGOGINE, I. O fim das certezas – tempo, caos e as leis da natureza. São Paulo: UNESP, 1996.

TALBOT, Michael. O universo holográfico. Trad. Maria de Fátima S. Marques. São Paulo: Best Seller, 1991.        

TAMAYO, Alvaro e colaboradores. Cultura e saúde nas organizações. Porto Alegre: Artmed, 2004.

THIOLLENT, M. Metodologia de pesquisa-ação. São Paulo, Cortez Editora, 1988.         

UBALDI, PIETRO. A grande síntese. Tradução de Carlos Torres Pastorino e Paulo Vieira da Silva. Fraternidade Francisco de Assis, 2001.