VAMOS FALAR DE SUSTENTABILIDADE?

O tema, apesar de estar em destaque, suscita teorias muitas vezes ideológicas, que não aproximam pessoas e entidades do que seja realmente um desenvolvimento sustentável na prática de suas vidas, em suas empresas.

A definição de sustentabilidade como qualidade do que é necessário à conservação da vida, aliado à ideia de suprir necessidades atuais preservando recursos para o futuro é um preceito aplicado a boas práticas de gestão; é preciso administrar o uso de recursos para atender as demandas presentes garantindo que as demandas futuras também sejam atendidas, em qualquer segmento da vida. Sob essa perspectiva identificamos a sustentabilidade como fator essencial para manutenção de processos produtivos.

Responsabilidade Sócio Ambiental das Empresas

responsabilidadesocial

O conceito de sustentabilidade para o ambiente corporativo é trabalhar com a capacidade de continuidade da produção e serviços no longo prazo, através de uma gestão comprometida com os elementos sociais, ambientais e econômicos que compõe o negócio, é a responsabilidade socioambiental das empresas.

Empresas afinadas com as atuais mudanças organizacionais realizam ações de responsabilidade socioambiental empresarial (RSE) para contemplar seus stakeholders, sejam eles seus proprietários, sócios ou acionistas, diretores, funcionários, prestadores de serviços, fornecedores, clientes, governo, meio ambiente e comunidade.

O envolvimento mais sistemático da iniciativa privada com a temática da responsabilidade socioambiental revela a crescente percepção de que questões sociais e ambientais são responsabilidades de todos, e não apenas do Estado. Ainda, as questões sociais e ambientais vão impactar diretamente no aspecto econômico da empresa, caracterizando-se como oportunidades reais de melhorias.

Pergunta-se então, “Como repensar o desenvolvimento de produtos e serviços das organizações visando a potencialização dos resultados nas dimensões econômica, social e ambiental?”

Atuamos no DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PROJETOS AMBIENTAIS que estimulam a organização e o diálogo sobre sustentabilidade, revisando políticas e ações na empresa que passem a considerar as dimensões da sustentabilidade como parte do business case dos projetos.

Organizações conscientes de suas responsabilidades socioambientais são cada vez mais imperativas no mercado mundial e influenciam fatores como vantagem competitiva; reputação e identidade da empresa, capacidade de atrair e manter colaboradores, sócios e acionistas, clientes ou usuários; manutenção da moral, do compromisso e da produtividade dos empregados; percepção de investidores, proprietários, doadores, patrocinadores e da comunidade financeira; e relação com empresas, governos, mídia, fornecedores, organizações pares, clientes e a comunidade em que opera.

Com uma metodologia transdisciplinar analisamos a empresa e sua demanda, para a elaboração de projetos que implementem a responsabilidade socioambiental de acordo com as características específicas do cliente, promovendo oportunidades de melhorias em gestão e processos.

A transdisciplinaridade baseia-se em uma atitude que transborda o campo das disciplinas, buscando a complexidade dos saberes, supera as particularidades, conjuga os saberes e faz com que aportes diferentes trabalhem por um mesmo fim i(MORIN, 2007), reconciliando homem e natureza.

Na proposta transdisciplinar não há supremacia de um saber científico, mas a conexão de conhecimentos e saberes diversos, originários tanto do campo da ciência como do âmbito das experiências do mundo vivencial, relacional, do senso comum. Dessa forma, é possível congregar e integrar informações, fortalecendo sujeitos aptos a tomarem a realidade contextual das instituições, da sua área de convivência e atuação e dos espaços nos quais se encontram inseridos, de forma interconectada ii(DE SOUSA e DE PINHO, 2017).

Nossa consultoria é realizada com a união das nossas áreas de formação acadêmica, engenharia e direito, e experiência no campo da prática ambiental, amparadas por atualização e capacitação técnica contínua. Esta interação se traduz em um grande diferencial, pois desde o início dos trabalhos de consultoria, os aspectos de engenharia e de legislação estão presentes.

Somos comprometidas com a Sustentabilidade, através da compreensão da ecologia nas organizações, ou seja, sua relação com o meio ambiente interno e externo, cuidando e respeitando cada etapa do trabalho. Este é o cuidado que queremos transmitir aos nossos clientes, atendendo-os de maneira exclusiva, transparente e ética.

i MORIN, Edgar. Desafios da transdisciplinaridade e da complexidade. Inovação e interdisciplinaridade na universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, p. 22-28, 2007.

ii DE SOUSA, Juliane Gomes; DE PINHO, Maria José. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade como fundamentos na ação pedagógica: aproximações teórico-conceituais. Revista Signos, v. 38, n. 2, 2017.

Maria Fernanda Kauling

+55 (41) 99276-0996

Vanderleia Schmmitz

+55 (48) 99952-5110

    Baixe Nossa Apresentação - Responsabilidade Socioambiental nas Empresas