O que são Talentos?

Morada das Tradições: O Programa Morada das Tradições – diálogos e reflexões – apresenta mais um assunto muito importante e temos dois especialistas companheiros para apresentar o assunto: a Daniela, especialista em atendimento ao cliente e o Paulo Sérgio, mestre gestão do conhecimento, professor de nível superior e o assunto que vamos trazer a importância de dizer de seus talentos diálogos e reflexões do dia de hoje traz assunto de muita importância para a sociedade atual para o mundo organizacional.

Morada das Tradições: Professor Paulo Sérgio como nós podemos conceituar caracterizar o que são talentos?

Paulo Sérgio: Talentos são a expressão máxima de uma potência pessoal. Os talentos se expressam quando uma pessoa consegue fazer algo em excelência, com harmonia, de tal forma que aquilo que ela tem de principal qualidade ou potência se expressa na construção material da vida e isso aparece em todos os segmentos da vida pessoal ou profissional. E aí que está uma grande importância de saber qual é o seu talento, pois faz a diferença no nível de esforço, de empenho que se tem que fazer para realizar uma atividade, pois quando se está dentro do talento esse desempenho ele é fluido, ele é tranquilo, ele é prazeroso. Agora quando se está fora da sua principal potência esse desempenho é esforço, sacrifício, é dor.

Então o talento é uma expressão máxima de uma potência que uma pessoa tem que é feito com prazer.

Morada das Tradições: Daniela aparece sobremaneira na vida organizacional não é mesmo? Você como especialista de atendimento aos clientes que você deve vivenciar isso todos os dias com seus colegas e com os clientes, certo? Porque existe então essa potência, como o Paulo está comentando, em todo ser humano e claro que existe o trabalho de descobrir quais são esses talentos. Como é que você percebe isso no seu ambiente de trabalho Daniela?

Daniela: Então no trabalho a descoberta do talento tem que ser de uma forma natural e de uma forma que a gente perceba para incluir a pessoa certa no lugar certo. No caso do atendimento ao cliente nossa gestão deve identificar esse talento e o colocar no lugar adequado, atendendo com gentileza e diplomacia ao cliente.

Eu recomendo que as pessoas procurem formas científicas possíveis de saber sobre seus talentos, porque a partir dessa identificação, bem precisa, muitas decisões importantes podem ser tomadas na vida, como a escolha de um curso universitário, escolha de uma direção de um trabalho a ser realizado. Então recomendo que as pessoas procurem as empresas, inclusive identificar formas profissionais de uma identificação, porque essa é uma tendência muito forte no mercado atual, a de fazer esse mapeamento desses talentos, para que a aplicação dessa força de trabalho dessa energia, potência seja direcionada para algo que tenha fluidez.

Morada das Tradições: Como a Universidade pode contribuir mais com as organizações com técnicas, como disse o Professor Paulo, com a ciência, com estudos para trazer para as empresas instrumentos capazes de auxiliar as pessoas das organizações e saber colocar as pessoas nos lugares adequados. Você tem vivido na sua prática isso Daniela em suas experiências? Como trabalhar com pessoas que estão bem acomodadas num setor e as que não estão bem acomodadas?

Daniela: sim quando identificamos um talento e a gente sabe que a pessoa está no local certo, essa pessoa tem um nível de entrega de qualidade de produtividade muito acima dos demais. Esse é um caso positivo. Por outro lado, quando uma pessoa não está na sua área de talento de atuação, você vê a pessoa aos poucos realizando uma entrega abaixo do nível do esperado, o resultado se torna mais lento e a pessoa também em âmbito pessoal, vai trazendo para a organização outros aspectos que a gente percebe que não é o resultado esperado.

Morada das Tradições: É o que a gente se chama de sofrimento nas organizações, as dores, as doenças, que se formam a partir de processos psicossomáticos que vão se formando e que o ser humano não tem consciência, não é mesmo Paulo? O que é muito importante é que as pessoas busquem o autoconhecimento, pois é fundamental. Como vamos gerar uma expressão plena se a pessoa está caminhando na direção oposta do que ela é? Esse é um assunto que nós precisamos continuar conversando e é muito importante que a pessoa olhe, veja se o que estou vivendo é o que eu estou sonhando para minha vida, se combina comigo ou não.