Carta de Princípios e Valores do Instituto

Morada das Tradições

Mensagem da Presidente

O Instituto Morada das Tradições constitui-se oficialmente como uma associação sem fins econômicos, com a finalidade de promover ações de incentivo à sustentabilidade individual e organizacional, ações sociais para desenvolvimento de talentos, desenvolvimento interpessoal, estudos e pesquisas científicas, estudos e pesquisas de tradições transculturais, o debate cultural, religioso e espiritual. Formamos um grupo de pessoas praticantes de uma maneira de viver semelhante e fundamentada em tradições universais. As tradições são estudadas pelo grupo e praticadas individualmente para auxiliar no processo de melhorias pessoais e profissionais em benefício de uma vida sustentável, ecológica e eticamente próspera para todos.

No desenvolvimento de nossas atividades, observamos os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência e não fazemos qualquer discriminação de raça, gênero, cor ou religião. A integridade, o respeito às leis universais e a ética são os valores que seguimos conforme nos ensinam as tradições que estudamos.

Para fomentar a cultura da integridade e do respeito em todas as relações e experiências vivenciadas pelo Instituto, contamos com o Programa de Compliance, cuja implantação está sendo conduzida pela associada Carolina Tassinari. O programa visa consolidar, para os atos da vida prática, o compromisso de cada associado com a maneira de viver que as tradições nos ensinam, refletida nas atitudes de nossas rotinas, seja no trabalho, na vida pessoal, em cada relação que construímos.

Por esta razão, o engajamento de todos os associados é necessário na elaboração dos documentos, na validação de cada compromisso assumido. Precisamos estar atentos a este processo de Compliance, buscando entender e cumprir cada etapa, compartilhando com o grupo as dúvidas, a fim de garantir que o projeto seja adequado aos propósitos do Instituto. Também será nosso papel transmitir as mensagens deste programa aos públicos com os quais nos relacionamos, evidenciando nosso comprometimento com as leis que estudamos. Nossa maneira de agir na vida deve transmitir nosso compromisso ético. Isso é Compliance. Sigamos em frente, melhorando sempre!

Maria Fernanda Kauling

Presidente do instituto Morada das Tradições

Fevereiro de 2023

  1. Objetivo

A Carta de Princípios e Valores do instituto Morada das Tradições tem como objetivo dar diretrizes de ética e conduta a todas as pessoas associadas e aos participantes dos grupos geridos pelo Instituto Morada das Tradições, bem como às empresas parceiras.

  1. A quem se destina a Carta de Princípios e Valores e sua abrangência

Esta Carta de Princípios e Valores se aplica às pessoas associadas, aos participantes dos grupos geridos pelo Instituto Morada das Tradições, bem como às empresas parceiras, de acordo com a natureza das atividades desenvolvidas no âmbito do Instituto Morada das Tradições.

  1. Princípios que norteiam os Instituto Morada das Tradições – 16 princípios das leis do xamanismo

1 – Lei da comunicação clara e pertinente, que revela o que estava oculto como orientação fidedigna do caminho que o filho da terra deve trilhar como representante da Mãe. AUTOCONHECIMENTO

É chegado o momento para a humanidade conversar abertamente sobre seus segredos, sobre os mistérios que envolvem as tradições e as formas de vida no corpo da Grande Mãe Terra”.

1º PRINCÍPIO: AUTOCONHECIMENTO QUE REFLETE A COMUNICAÇÃO CLARA E PERTINENTE.

2 – Lei das relações de confiança, da entrega, de receber do outro tanto quanto oferece e essa energia é o que permite que cada um utilize seu respectivo espaço na vida. RELAÇÕES

Como numa grande família, se cada um contar o melhor que sabe para o outro, ambos podem elucidar ainda mais seus próprios caminhos, e canalizar suas experiências na vida para resultados positivos e satisfatórios”.

PRINCÍPIO: RELAÇÕES RECÍPROCAS DE CONFIANÇA, DE ENTREGA E RECEBIMENTO

3 – Lei da origem que tem compromisso com a construção/criação da confiança e da sabedoria, que inspira e move com firmeza. SABEDORIA

Aqui nessas páginas vamos contar alguns fatos e talvez até segredos de uma forma de viver intitulada de xamanismo, considerada por muitos autores como a primeira religião ou como a primeira tradição organizada no Universo humano”.

PRINCÍPIO: COMPROMISSO COM A ORIGINALIDADE, CONSTRUINDO CONFIANÇA GERANDO SABEDORIA

4 – Lei da disponibilidade em se manter organizado e disciplinado para reconhecer o que pertence. O MISTÉRIO É DISPONÍVEL

Cabe ressaltar que nada se constitui como verdade absoluta, e que cada frase aqui escrita chegará ao leitor na exata proporção da sua empatia com esse assunto. O mistério não está escondido, mas exige que cada um procure e descubra as revelações com as ferramentas que possui”.

PRINCÍPIO: DISPONIBILIDADE PARA RECONHECER O QUE LHE É PERTINENTE POR MEIO DA ORGANIZAÇÃO E DISCIPLINA

5 – Lei da harmonia que surpreende como consequência ao que está adequado e disponível. SABER RECEBER

Confesso que a cada capítulo que escrevo fico surpreso pelo conteúdo apresentado, pois parecia que algumas informações diziam respeito somente ao meu conteúdo místico, mas vou contar como tudo aconteceu para produzir essa edição que agora está em suas mãos”.

PRINCÍPIO: SABER RECEBER O QUE É HARMÔNICO, ADEQUADO E ESTÁ DISPONÍVEL

6 – Lei do empenho e da fluência nas ações respectivas. AÇÃO IMEDIATA E LÍCITA

Não seguirei o modelo científico na forma de escrever os textos, para evitar que o desenvolvimento de um pensamento apresentado, como energia, se dissolva na condição estética de textos reconhecidos como pesquisa. As referências são apresentadas ao final, pois a ideia principal é estabelecer um diálogo simples e aberto, sobre a mística de uma tradição”.

PRINCÍPIO: EMPENHO NA AÇÃO IMEDIATA COM ATITUDE LÍCITA

7 – Lei do complexo universo em que tudo tem sentido e lógica. CONFIANÇA E RENDIÇÃO

Vamos abordar os assuntos de acordo com a tradição que sigo desde o nascimento, e isso inclui vários aspectos como a leitura e análise dos sonhos, a relação com o corpo, exercícios para práticas diárias inspiradas nos animais, criação de instrumentos para uso pessoal, rituais individuais ou para grupos como as rodas de fogueira, preparação de locais sagrados e outras questões respectivas”.

PRINCÍPIO: COMPROMETIMENTO COM FIDELIDADE AO PROPÓSITO

8 – Lei da responsabilidade em tudo o que ocorrer nos olhos e no corpo. PROSPERIDADE

A cada giro da terra em torno de si mesma e em torno do Grande Pai Sol, a energia se renova e isso influencia diretamente a vida no Universo. Sendo assim, a relevância para reconhecermos os mistérios que nos cercam, fazem de cada um de nós os criadores responsáveis pela realidade física e emocional de tudo o que acontece nas nossas vidas”.

PRINCÍPIO: RESPONSABILIDADE COM A PROSPERIDADE DE TODOS OS ENVOLVIDOS

9 – Lei das relações e conexões. PRODUÇÃO CONTÍNUA

Desejo que as palavras escritas possam soar como música e poesia em sua vida, como um convite ou motivação para descortinar aquilo que você talvez apenas não lembre, mas já sabia”.

PRINCÍPIO: PRODUÇÃO COM MELHORIA CONTÍNUA

10 – Lei de que tudo o que existe tem função. INCOMPLETUDE e 11 – Lei das possibilidades que nunca serão completas. RESPEITO

Nenhuma diferença faz se o leitor entender esses escritos como uma ficção, uma fantasia, uma realidade pessoal da vida do autor, pois isso tudo em verdade está correto também”.

10º PRINCÍPIO: CONSCIÊNCIA DE QUE TUDO O QUE EXISTE TEM FUNÇÃO E É INCOMPLETO NAS RELAÇÕES EXTERNAS

11º PRINCÍPIO: COMPROMISSO E RESPEITO PELO MEIO AMBIENTE SUSTENTÁVEL

12 – Lei da integração das experiências. AUTODESENVOLVIMENTO

Tudo nasceu no mundo dos sonhos, no reino do irmão Lagarto e esse caminho lhe será apresentado numa linguagem metafórica se preferir, ou de profunda realidade se desejar”.

12º PRINCÍPIO: COMPROMISSO COM O AUTODESENVOLVIMENTO CONSTANTE

13 – Lei do reconhecimento do que é e o que não pode mais. MUDANÇA CONTÍNUA e 14 – Lei da fluidez e do imediatismo. HARMONIA NAS AÇÕES

Parece que os símbolos nos unem de alguma forma e com alguma finalidade. Sem esse canal de ligação chamado símbolo, o indivíduo poderia ficar psicologicamente separado de si e dos outros, mas possui uma linguagem, um corpo e reações que se mostram nas experiências de cada momento”.

13º PRINCÍPIO: TRANSFORMAÇÃO CONTÍNUA

14º PRINCÍPIO: RECONHECER O MODO HARMÔNICO DE AGIR

15 – Lei da devoção que promove a certeza. DECISÃO

Enquanto bebo um chimarrão lhe ofereço um gole para seguir nossa jornada no mundo do Xamanismo, te ofereço este momento como único, e te convido ao exercício da devoção e respeito pelo que te proporcionas nos caminhos do Grande Espírito”.

15º PRINCÍPIO: ASSERTIVIDADE PARA TOMAR DECISÕES

16 – Lei da companhia de si e dos outros. COMPROMISSO COM A FIDELIDADE

Vamos sair em boa viagem pela estrada vermelha? Vamos caminhar pelos campos, matas, rios, mares e montanhas? Vamos juntos voar pelo espaço do Irmão Vento e no ventre da Mãe Terra?

Saúdo Tua Presença e vamos em Paz e Bem”!

16º PRINCÍPIO: FIDELIDADE COM O COMPROMISSO ASSUMIDO

  1. Observância e reconhecimento das leis e regulamentos

O Instituto Morada das Tradições observa e reconhece as leis vigentes no território nacional.

  1. Atividades essenciais do Instituto Morada das Tradições

    1. Pesquisar, conhecer, vivenciar os ensinamentos de tradições universais e transmitir por meio dos trabalhos oferecidos, numa dialógica contextualizada, sugestões para um modo de viver do homem contemporâneo.

    2. Os membros do Instituto vivenciam diariamente práticas de autodesenvolvimento oferecidas pelas Tradições que contribuem para o relacionamento coerente com as pessoas.

    3. O Instituto Morada das Tradições zela por relacionamentos justos, éticos, dignos e respeitosos com as artes, ciências, pesquisas, culturas e eventos que contribuam com a humanidade.

    4. O Conhecimento adquirido é disponibilizado por processos educativos como publicações científicas ou não, cursos, formações, mediação, atendimentos e serviços oferecidos.

  2. Ativos, recursos e informações

    1. Uso de ativos (patrimônio e bens intangíveis)

O Instituto Morada das Tradições zela pelo respeito a todas as tradições e aos autores dos livros que são indicados dentro de cada tradição. Toda manifestação oral ou escrita por um integrante do grupo deve respeitar o princípio e fundamento do que as tradições oferecem à humanidade.

Todo participante do grupo tem compromisso com as orientações que recebe e praticá-las com disciplina e fidelidade.

Cabe aos participantes cuidar do ambiente e de todo material que o Instituto disponibiliza e que os locais oferecem para as atividades do Instituto.

    1. Respeito aos horários e métodos de trabalho.

Nosso método de trabalho pressupõe a presentificação e, portanto, respeitamos os processos que estão ocorrendo, como o uso de mídias e outros dispositivos em atividades paralelas divergentes do objetivo, durante os trabalhos que executamos e participamos.

Em nossa atuação profissional e em nossas atividades internas respeitamos o horário comercial e os horários previamente agendados, observando o prazo de até 24 horas antes para alterações dos compromissos assumidos.

    1. Cuidamos das Informações – LGPD

Todos os atendimentos dos profissionais do Grupo Morada das Tradições são realizados de acordo com o sigilo prescrito pelos respectivos Conselhos.

O Instituto Morada das Tradições afirma a implementação de medidas de segurança de acordo com os padrões disponíveis, projetados para garantir a segurança, confidencialidade, integridade dos dados e os proteger contra divulgação ou acesso não autorizado, bem como de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito, incluindo a implantação de medidas administrativas, técnicas e organizacionais apropriadas à cada categoria de dados cujo tratamento será realizado, tais como, criptografia e minimização dos dados quando apropriado.

    1. Finanças e Contabilidade

O Instituto Morada das Tradições segue as normas e legislações nacionais que regulamentam as boas práticas contábeis.

Para garantir a conformidade financeira e contábil na área de Compliance, é essencial adotar algumas práticas fundamentais:

a) Políticas e Procedimentos

b) Treinamento

c) Auditorias

d) Controles Internos

e) Monitoramento Contínuo

f) Atualização Constante

g) Cultura de Compliance

Implementar essas práticas ajuda a manter a conformidade com os regulamentos financeiros e contábeis, minimizando riscos e garantindo a integridade financeira da empresa.

    1. Relações com a imprensa

O Instituto Morada das Tradições compromete-se com a informação verdadeira disponibilizada em suas manifestações públicas por meio de representantes legítimos pelo e-mail: contato@moradadastradicoes.com.br

    1. Conduta pública e mídias sociais

O Instituto Morada das Tradições segue seus princípios e observa a legislação pertinente zelando pela conduta respeitosa nas publicações em mídias sociais, inclusive nas mídias pessoais, compartilhando informações de fontes verificadas e assegurando a propriedade intelectual.

Todos os membros do Instituto Morada das Tradições têm responsabilidade de cuidar do conteúdo que manifesta, manter o respeito nas relações com seus Grupos e em suas mídias pessoais. Entende-se por Grupos toda e qualquer relação externa, ou seja, duplas, trios, grupos de qualquer quantidade de pessoas e de qualquer natureza.

As manifestações formais e informais realizadas pelo Instituto Morada das Tradições em ambiente público ou privado são orientadas pela Diretoria Institucional.

  1. Ambiente de onde desenvolvemos as atividades do Instituto

    1. Ambientes de trabalhos, comportamentos e responsabilidades

O Instituto Morada das Tradições orienta que a utilização dos espaços físicos, equipamentos e demais recursos materiais, dos ambientes de onde desenvolve suas atividades, sejam realizados de forma adequada, cuidadosa, respeitosa e sustentável.

Incentivamos a responsabilidade no cumprimento das tarefas e o cuidado com melhoria contínua nos ambientes de trabalhos realizados, zelando pela higiene, manutenção e atenção com a segurança das instalações físicas utilizadas pelo Instituto Morada das Tradições, comunicando tempestivamente situações que não estão em conformidade com os padrões de qualidade, segurança e bem-estar.

As relações entre os membros do Instituto e prestadores de serviços é pautada pelo respeito à legislação trabalhista, fiscal e comercial vigente e pelos princípios da convivência positiva, assertiva e produtiva com todos os públicos.

    1. Desempenho, educação e treinamento

O Instituto da Morada das Tradições pauta pelo desenvolvimento geral dos centros intelectual, físico e emocional de seus membros, por meio de práticas para o uso responsável das palavras e das atitudes. Os membros são preparados para atividades científicas no Comitê Científico da Morada das Tradições, pois a disseminação de conhecimentos das Tradições é uma das tarefas que o grupo se propõe para que alguns dos mais elevados princípios das tradições universais sejam mantidos. A arte, ciência, cultura, filosofia e qualidade de vida são princípios oferecidos pelo programa de formação dos membros do Instituto, bem como aos estudantes dos nossos cursos e se destinam a todas às pessoas que almejam o autoconhecimento conscientemente.

    1. Não toleramos discriminação e nenhuma forma de assédio

O Instituto Morada das Tradições respeita as diferenças de cultura, orientação sexual, idade, raça, religião ou crença, condição econômica, formação profissional, grau de escolaridade, aparência (estética pessoal), posição social, nacionalidade, deficiências, estado civil, gravidez, identidade ou expressão de gênero, afiliação política, afiliação sindical, informação genética protegida ou estado civil, outros atos que ferem a dignidade das pessoas e as diferentes vivencias de nossos membros e públicos com o qual nos relacionamos. Acreditamos que a pluralidade e a diversidade contribuem para visão de diferentes perspectivas, enriquecendo nossa cultura interna, sempre respeitando os limites da lei.

O Instituto Morada das Tradições não tolera nenhum tipo de assédio, seja sexual, moral, abuso físico, verbal, psicológico ou outras situações que possam ser consideradas ofensivas, constrangedoras, humilhantes, discriminatórias, ou ainda que representem ameaça à vida, à integridade, ou à moral dos seus membros, fornecedores, clientes, parceiros de negócios com os quais mantem relacionamento e comunidades em geral.

    1. Uso de droga, bebidas alcoólicas e porte de armas

O Instituto Morada das Tradições acredita que saúde, qualidade de vida e segurança são fundamentais para seus membros terem uma vida com mais harmonia, felicidade e longevidade. É proibida a ingestão de bebidas alcoólicas, porte drogas, em estado alterado pelo uso de entorpecentes ou portando armamento durante os trabalhos que são realizados.

Compactuamos com formas de trabalho respeitosas, lícitas e integras, devido a isto não toleramos qualquer forma de trabalho que viole as normas trabalhistas, ou os direitos humanos, trabalho infantil e do trabalho em condições análogas à escravidão.

    1. Atividades político-partidárias

A participação na política geral e partidária é um dos princípios, direitos e suportes básicos do processo democrático e como tal deve ser defendido e apoiado pelo Instituto Morada das Tradições, desde que respeitados todos os critérios de respeito às Instituições, legislações eleitorais e gerais vigentes, bem como a defesa do estado de direito e da sustentação dos regimes democráticos.

O Instituto Morada das Tradições não autoriza a nenhum de seus membros tomar posições políticas em favor de partidos políticos em nome do Instituto e recomenda fortemente que as posições individuais de seus associados sigam os princípios do respeito às pessoas e instituições envolvidas, repudiando a disseminação de “fake News” e argumentos injuriosos contra adversários políticos ou quem quer que seja.

  1. Relacionamento com Parceiros e Terceiros

    1. Conflito de interesses e negociações com partes relacionadas

O conflito de interesses se configura como uma situação em potencial, quando existe a possibilidade de confronto direto ou indireto entre os interesses pessoais, do Instituto ou de nossos Clientes, que possa comprometer ou influenciar, de qualquer forma, o desempenho de atribuições e responsabilidades do Instituto e do indivíduo em si.

O Instituto Morada das Tradições nas relações comerciais envolvendo pessoas com Potencial Conflito de Interesses, tem o compromisso de agir com imparcialidade, sem qualquer benefício indevido a interesses de associados ou familiares de quaisquer destes. A contratação de serviços, convênios, parcerias ou fornecedores de bens e serviços deve ocorrer de forma imparcial e transparente, sem discriminação ou privilégio de qualquer ordem, de acordo com os critérios e normas do Instituto e respeitando as legislações aplicáveis.

    1. Relações com a comunidade

O Instituto Morada das Tradições zela pelo respeito às tradições e às identidades culturais das comunidades ondes estamos inseridos, promovendo ações de incentivo à sustentabilidade individual e organizacional, ações sociais para desenvolvimento de talentos, desenvolvimento interpessoal, estudos e pesquisas científicas, estudos e pesquisas de tradições transculturais, a dialogia cultural, religiosa e espiritual, evidenciando nosso comprometimento com a comunidade.

    1. Fornecedores e prestadores de serviço

O Instituto Morada das Tradições seleciona e homologa os seus fornecedores baseando-se em critérios técnicos, éticos, de idoneidade cível, financeira e fiscal, profissionais e de competitividade, previamente autorizados e aprovados, levando em consideração as necessidades e os interesses do Instituto, garantindo uma relação isenta de favorecimentos e privilégios.

    1. Doações e patrocínios

O Instituto Morada das Tradições mantém todas as suas relações pautadas nos princípios da integridade, legalidade e transparência e proíbe o ato de oferecer, dar ou receber qualquer coisa de valor objetivando vantagens impróprias ou influenciar de maneira injustificada a ação de uma autoridade ou contraparte. Quaisquer operações que envolvam valores ou necessidade de comprovação documental e contábil e seguirão a legislação específica, sempre em observância a esta Carta de Princípios e Valores.

Em caso de dúvidas contatar contato@moradadastradicoes.com.br.

    1. Poderes Públicos

O Instituto Morada das Tradições, sendo uma Associação privada sem fins lucrativos enquanto agente da sociedade civil, tem seu relacionamento e diálogo com agentes públicos pautado pelos princípios norteadores da administração pública, sendo eles, Legalidade, Impessoalidade, Moralidade,  Publicidade e Eficiência, vedando qualquer tipo de vantagem indevida a agente público ou as pessoas relacionadas a ele, como amigos, parentes, sociedades ou que detenham qualquer tipo de relacionamento próximo.

Todos os atos/transações com agentes públicos deverão ser documentados e/ou registrados.

    1. Corrupção

O Instituto Morada das Tradições possui compromisso com a ética e repudia a corrupção, seja ela ativa, seja ela passiva, independentemente de onde são feitas as negociações comerciais. Nesse sentido, atua em conformidade com todas as leis anticorrupção aplicáveis, em especial a Lei Anticorrupção 12.846/2013 e seus decretos, e não tolera o envolvimento direto ou indireto de seus associados ou parceiros de negócios em práticas e condutas relacionadas à corrupção e a crimes hediondos.

Desse modo, nenhum associado poderá oferecer, prometer, conceder ou autorizar, direta ou indiretamente, a doação de dinheiro ou qualquer outra COISA DE VALOR a qualquer pessoa relacionada com tratativas de negócios, a fim de obter vantagem imprópria, como por exemplo: tratamento preferencial, redução de impostos, concessão de contratos comerciais, cancelamento de multa, obtenção de licenças e alvarás.

    1. Meio Ambiente

O Instituto Morada das Tradições valoriza o meio ambiente e está comprometido com atitudes sustentáveis.

Os resíduos resultantes de nossas atividades devem ser descartados de acordo com os princípios legais e regras estabelecidas para os ambientes que utilizamos.

Assumimos comprometimento com a conservação do meio ambiente por meio de ações de reduzir, reutilizar e reciclar o lixo/materiais/equipamentos e diminuição do consumo de água, energia e outros recursos naturais para contribuir com a diminuição do impacto ambiental.

O Instituto Morada das Tradições busca trabalhar com parceiros que tratem os recursos naturais de forma sustentável.

  1. Violações da Carta de Princípios e Valores do Instituto Morada das Tradições

    1. Medidas aplicadas

Reconhecemos que agir de acordo com a Carta de Princípios e Valores e as políticas do Instituto Morada das Tradições é fundamental para manter um ambiente de trabalho ético e transparente, tanto pelos membros do Instituto como por eventuais colaboradores.

Avaliação Justa: Todas as alegações de violação serão tratadas com seriedade e investigadas de maneira justa e imparcial.

Gravidade das Sanções: As medidas disciplinares aplicadas serão proporcionais à gravidade da violação, podendo incluir advertências, suspensões, demissões ou outras ações disciplinares adequadas, sempre em conformidade com as leis.

  1. Na dúvida, o que fazer?

 

  • Diante da situação, meus interesses pessoais podem interferir de forma conflitante com os interesses do Instituto?

  • Outras pessoas podem julgar que estou decidindo de forma a privilegiar meus interesses e não os do Instituto?

  • Minha decisão está isenta de qualquer relacionamento pessoal que eu tenha com um colega de trabalho, fornecedor ou parceiro comercial e

  • atende integralmente aos interesses do Instituto?

  • Minha decisão pode ser interpretada por outros como tendenciosa?

Antes de agir, pergunte ao grupo.

  1. Canais de Reclamação e Denúncias?

Promovemos a transparência e ética em nosso Instituto, incentivando os associados e quaisquer terceiros a utilizar o nosso canal de Reclamação e Denúncias.

Garantimos a confidencialidade dos denunciantes e o anonimato, criando um ambiente seguro contra retaliações.

Todas as denúncias são tratadas confidencialmente e investigadas de forma imparcial.

ACESSE NO CANAL PELO ENDEREÇO DE E-MAIL: linhaetica@moradadastradicoes.com.br

Este documento foi aprovado em Assembleia Geral Ordinária, do Instituto Morada das Tradições, em 13/09/2024, entrando em vigor na data de sua aprovação.