RESUMO DO LIVRO: O Jardim Secreto

A- DADOS GERAIS SOBRE O AUTOR E A OBRA

Título da obraO Jardim Secreto

Nome do autorFrances Hodgson Burnett

Data da 1ª edição: 2022

Língua original: Inglês

Tradutor(es): João Sett Camara

Data da edição lida: 2021

Data do resumo: Maio de 2025

Total de páginas lidas: 272

B – SOBRE O AUTOR DO RESUMO:

Autor(a): Sandra Mara da Silva Monteiro

Psicóloga, Mestre em Políticas Públicas pela UFRGS. Atuando como psicóloga clínica e como psicóloga analista de políticas públicas no Corpo de Bombeiro Militar do RS (CBMRS). Pesquisadora nas temáticas: comportamento humano, implementação de políticas públicas, capacidades estatais, políticas indigenistas e políticas de proteção social. Membro do Instituto Morada das Tradições.

C- RESUMO

Frances Hodgson Burnett é escritora e dramaturga inglesa. Frances, começa a escrever aos 17 anos para auxiliar no sustento da casa, após o falecimento do seu pai. O Jardim Secreto, é um romance infantil de 1911, que está dentre as três obras de maior sucesso da escritora juntamente com “A Princesinha” (1905) e “O Pequeno Lorde” (1886).

O Jardim Secreto conta a história de Mary Lennox, uma menina inglesa de 10 anos de idade, mimada, rude e solitária, que vivia na Índia com seus pais. Os pais de Mary morrem numa epidemia de cólera, e a menina é enviada para ficar aos cuidados do seu tio Archibald Craven, em Misselthwaite Manor, uma mansão isolada no interior de Inglaterra.

No convívio com outras pessoas Mary começa a se perceber tendo pensamentos “estranhos”, que eram novos para ela. Antes de ser levada para Inglaterra ela permanece alguns dias na casa de um clérigo inglês. O clérigo tem 5 filhos, quase todos da mesma idade que Mary, e no contato com essas crianças ela começa a se comparar. Se percebe sozinha e se questiona quanto ela, talvez, não pertencesse a ninguém, nem mesmo aos seus pais quando eram vivos. Mary inicia a tomar consciência de si, da sua vida.

Na casa do tio, seu tutor, inicialmente Mary se percebe solitária e infeliz, mas aos poucos convivendo com Martha, uma criada amável e gentil, ela começa a se interessar pelas coisas. Descobre o gosto de brincar nos jardins, pular corda, contar histórias da Índia para Martha, entre outros. Mary fica muito interessada em encontrar uma chave enterrada de um jardim secreto que tinha sido fechado há mais de 10 anos quando a esposa do seu tio faleceu. Também fica muito curiosa para conhecer Dickson, um dos irmãos de Martha, um rapaz com um dom especial de conversar com animais e plantas.

Simultaneamente a todas essas novas experiências, Mary descobre que tem um primo, Colin Craven, escondido na mansão. Colin é um rapaz considerado doente, que fica todo tempo deitado em sua cama, e que está convencido de que vai morrer jovem.

Mary está obstinada por encontrar o jardim secreto e achar uma forma de entrar nele. Sai todos os dias em busca desse jardim. Um certo dia, encontra um pássaro, o pintarroxo, que lhe ajuda a encontrar o lugar onde a chave está enterrada. De posse da chave começa a busca para encontrar a porta do jardim secreto. Finalmente, Mary encontra o jardim e decide arrumá-lo, contudo vai precisar de ferramentas. Comenta para Martha de seu desejo de mexer na terra, sem deixar transparecer que era no jardim secreto, e ela lhe dá a ideia de pedirem para o Dickson, seu irmão, comprar as ferramentas e trazer na mansão. E assim o fazem. Dickon, o encantador de animais, vai à mansão para entregar as ferramentas. Mary logo se afeiçoa por Dickon e lhe conta em segredo sobre o jardim secreto e, assim, ambos começam a arrumar o jardim secreto.

Mary sempre conta as histórias sobre o Dickon para Colin. Até que um dia Dickon e seus animais vão até o quarto de Colin conhecê-lo. A partir da relação de amizade que se forma entre Mary, Dickon e Colin um processo de transformação pessoal ocorre na vida dos primos. Processo esse que as crianças não entendem bem o que acontece, então a denominam de “mágica”.

Mary e Dickon ajudam Colin a sair de casa e a conhecer o jardim secreto, onde respira ar puro e entra em contato com a natureza. Com o auxílio dos novos amigos Colin encontra a alegria de viver, e tal como Mary, passa a se interessar pela natureza. Durante alguns meses os três passam a frequentar regularmente o jardim secreto para brincar, conversar, limpar e cultivar plantas.

E assim, à medida que os laços entre eles se fortalecem o poder curativo, a “mágica”, começa a operar mudanças em suas vidas. O contato com a natureza potencializa o autoconhecimento, a crença em si mesmo e o desenvolvimento pessoal desses jovens.

D – PALAVRAS-CHAVE

Transformação pessoal. Autoconhecimento. Consciência de si. Confiança.