RESUMO DO LIVRO: Felicidade – Ciência e prática para uma vida feliz
A- DADOS GERAIS SOBRE O AUTOR E A OBRA
Título da obra: Felicidade – Ciência e prática para uma vida feliz
Nome do autor: Ana Beatriz Barbosa Silva
Data da 1ª edição: 2022
Língua original: Português
Tradutor(es): N/A
Data da edição lida: 2023
Data do resumo: Maio de 2025
Total de páginas lidas: 224
B – SOBRE O AUTOR DO RESUMO:
Autor(a):
Angelis R. Cavichiolo / Curitiba / PR / Brasil
Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Unicuritiba, especialista em MKT pela FAE (Curitiba -PR), estudante em psicologia corporal pelo Centro Reichiano Curitiba (PR). E-mail: angelis.astrologia@yahoo.com.br.
C- ANÁLISE DA OBRA
- RESUMO
Médica graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com residência em psiquiatria pela (UFRJ). Nascida na cidade do Rio de Janeiro é referência nacional no tratamento de transtornos mentais. Realiza palestras, conferências e consultorias em todo país sobre variados temas do comportamento humano. Autora de diversos livros como: Mentes perigosas: o psicopata mora ao lado e Bullying, mentes inquietas: TDAH.
Neste livro Ana Beatriz propõe uma reflexão sobre o que é felicidade e quais caminhos podemos percorrer para alcançá-la e quais caminhos podem nos distanciar dela. O livro contém 12 capítulos em que a autora analisa de forma abrangente o que é a felicidade integrando perspectivas biológicas, genéticas, ambientais, filosóficas e espirituais. Apresenta um estudo (Happiness and life satisfaction, publicado em 2017 por Esteban Ortiz-Ospina e Max Roser, Silva, 2022 pag 31) sobre picos de felicidade que estão relacionados ao propósito e ao valor que atribuímos às nossas vidas. Ana explica que a melhor maneira de se alinhar ao propósito da vida humana é identificar o que possui como dons ou talentos únicos. A palavra Felicidade deriva do latim Felix e significa algo fértil, fecundo, sugerindo que a felicidade não reside apenas na busca por prazer ou satisfação pessoal, mas na realização e expressão dos talentos, de maneira que beneficie nós mesmos e a comunidade ao nosso redor (Silva, 2022 p. 29). Coloca que a felicidade dentro da visão do filósofo Epiteto “não é um subtantivo e sim um verbo, “a felicidade é uma prática diária e paulatina que conduz à sabedoria, e por meio dela nos conectamos ao universo” (Silva,2022 p.185). O livro propõe práticas para cultivar, para identificar e realizar os dons, valorizando o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal.
PALAVRAS-CHAVE
Felicidade, Neurociência, Filosofia, Talentos, Desenvolvimento pessoal