RESUMO DO LIVRO: Educação como prática da liberdade
A- DADOS GERAIS SOBRE O AUTOR E A OBRA
Título da obra: Educação como prática da liberdade
Nome do autor: Paulo Reglus Neves Freire
Data da 1ª edição: 1967
Língua original: Português
Tradutor(es): N/A
Data da edição lida: 1967
Data do resumo: Maio de 2025
Total de páginas lidas: 157
B – SOBRE O AUTOR DO RESUMO:
Autora: Kátia Pierina de Oliveira Graziotin
Licenciada em Matemática (1986 – UFSC), Especialista em Engenharia de Produção e Sistemas (1993 – UFSC), Especialista em Didática e Metodologia de Ensino (2003 – Faculdades Integradas do Vale do Ribeira), Especialista em Educação Montessori e Perspectivas Educacionais Contemporâneas (2009 – UNIASSELVI). Mestranda em Educação pela Universidad del Atlantico. Professora integrante do Instituto Morada das Tradições.
C- RESUMO
O autor do livro é Paulo Freire, um pernambucano Patrono da Educação Brasileira que criou um método de alfabetização para adultos com sua pedagogia centrada no respeito ao outro, no diálogo e na participação ativa de todos os educandos. O livro apresenta a alfabetização como um processo de conscientização e transformação social. No primeiro capítulo, Freire aponta a necessidade da participação social diante das mudanças históricas. O autor ressalta que a educação deve permitir que os indivíduos participem ativamente na construção cultural e histórica do país. No segundo capítulo o tema “inexperiência democrática” do Brasil, fruto de um modelo colonial que trouxe uma estrutura concentradora de poder, o autor relata que apesar da exploração comercial por parte dos colonizadores ter gerado dependência, momentos de transformação impulsionados pela industrialização e imigração demonstraram uma busca crescente por identidade nacional e participação popular. No terceiro capítulo, Freire defende uma educação transformadora que capacite os indivíduos a resistirem à manipulação das elites e a contribuírem com a construção da democracia. O quarto capítulo aprofunda a relação entre educação e conscientização, ressaltando que a democratização da cultura deve ser um processo ativo e dialógico, e não um ato impositivo. O método pedagógico de alfabetização proposto segue cinco fases fundamentais, desde o levantamento do universo vocabular até a preparação de fichas fonêmicas, garantindo que o ensino seja contextualizado e conectado à vida dos educandos. Por fim, Freire reforça que, além da alfabetização técnica, é essencial promover uma análise crítica da propaganda e do discurso ideológico para fortalecer a democracia e evitar manipulações sociais. O apêndice, mostra 10 situações existenciais para exemplificar o trabalho da metodologia do autor.
D – PALAVRAS-CHAVE
Conscientização, Autonomia, Diálogo, Transformação, Democracia, Participação