RESUMO DO LIVRO: A gente mira no amor e acerta na solidão

A- DADOS GERAIS SOBRE O AUTOR E A OBRA

Título da obraA gente mira no amor e acerta na solidão

Nome do autorAna Suy

Data da 1ª edição: 02-05-2022

Língua originalPortuguês

Tradutor(es): 

Data da edição lida: 2024

Data do resumoMaio de 2025

Total de páginas lidas: 159

B – SOBRE O AUTOR DO RESUMO:

Autora:Vaine Cristina Barbieri

Graduação em Administração – ESAG – concluído em 1984. Pós-Graduação em Organização, Sistemas e Métodos – UFSC – em 1996. Curso de Pós – Graduação MBA em Marketing, nível de especialização – FGV em 2000/2001. Curso de Extensão de Naturopatia – Faculdade Estácio de Sá e do Instituto de Naturopatia Ponto de Luz – 2009/2011.

C – RESUMO

Ana Suy é psicanalista, escritora e professora, com vasta formação acadêmica e experiência clínica. Doutora em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ e mestre em Psicologia Clínica pela UFPR, é autora de livros como “A gente mira no amor e acerta na solidão” e “Não pise no meu vazio”, entre outros. Ela coordena o grupo de estudos “Lendo Freud Hoje” e é idealizadora do Clube de Palavras, projeto de leitura e discussão de textos psicanalíticos, com base em livros e filmes. O livro é uma obra que aborda os temas amor e solidão sob a perspectiva da Psicanálise, como Freud e Lacan, ao mesmo tempo em que relata experiências e episódios diversos com foco no cotidiano das relações afetivas. A autora, a partir de experiências vividas em sala de aula, sessões de análise, e interações pessoais, com amigos e pesquisas teóricas, apresenta uma reflexão profunda sobre a intercessão entre amor e solidão.

O livro divide-se 24 capítulos onde são discutidas percepções, crenças e visões que as pessoas têm sobre o amor, como: a ideia de que amar é sofrer; a ideia de incompletude do ser humano, que precisa encontrar, no(a) parceiro(a) a sua metade. Outros aspectos discutidos são a fragilidade do amor romântico, a solidão como parte inevitável da existência, a dificuldade de sustentar vínculos duradouros, o medo do abandono de sermos trocados, e a solidão de estar com a gente mesmo. A autora aborda também o impacto da linguagem nas relações humanas, faz reflexões sobre a natureza do amor e da paixão no contexto contemporâneo, convidando o leitor a repensar o amor, a paixão, o ciúme, e a amizade. Em suma, a obra busca desmitificar o amor idealizado e encorajar as pessoas a aceitarem a solidão como parte integrante da vida, promovendo uma jornada de autodescoberta e amor-próprio.

D – PALAVRAS-CHAVE

Psicanálise. Amor. Solidão. Reflexões. Aspectos Psicológicos.