RESUMO DO LIVRO: RENASCIMENTO NA NOVA ERA
A- DADOS GERAIS SOBRE O AUTOR E A OBRA
Título da obra: RENASCIMENTO NA NOVA ERA
Nome do autor: Leonard Orr e Sondra Ray
Data Primeira edição: 1977 Editora: Gente
Língua original: Inglês
Tradutores(as): Manúcia Lima
Páginas lidas: 7/291
Data do Resumo: junho/2019
Data da edição lida: 1983
Sobre o autor do resumo: Maria Fernanda Kauling
Advogada e mediadora extra judicial atuante na área de direito de cível e direito ambiental. Consultora empresarial na área de responsabilidade ambiental. Professora, Doutora em Gestão Ambiental pela Universidade Positivo/Curitiba. Integrante do Instituto Morada das Tradições, atuando como sua presidente desde 2016.
C- RESUMO
Trata-se de um livro escrito sobre uma técnica terapêutica denominada “renascimento” que tem o propósito de lembrar e (re)experimentar o nascimento, reviver fisiológica, psicológica e espiritualmente o momento da primeira respiração e libertar traumas dessa experiência. Nas três partes que compõe a obra, os principais assuntos tratados são renascimento como técnica terapêutica; cura de processos traumáticos; assumição do indivíduo como responsável por si e pelos acontecimentos de sua vida; tomada de consciência; controle do pensamento; acesso à Inteligência Infinita.O livro foi escrito pelo criador da técnica, Leonard Orr e uma de suas primeiras seguidoras, a enfermeira Sondra Rey, que ao conhecer Leonard se muda para uma casa na Califórnia, onde Leonard desenvolve sua técnica.
Inicialmente o grupo pratica a respiração em banheiras com água quente para estimular memórias do nascimento, tratando de implicações psicofísicas do nascimento no comportamento humano. Depois foi incorporada a técnica da respiração “a seco”.
O autor sugere, logo no início do livro, que para um bom entendimento da obra, é importante considerar a palavra renascer não apenas no sentido literal de reviver o momento do nascimento, mas também como a reabilitação do respirar, também chamado pelos autores como respiração consciente ou respiração energia; refere-se a qualquer energia experimentada ou mudada que pode ser tanto energia física ou espiritual. Pode também significar uma transformação emocional trazida por insights, novos pensamentos e compreensão da vida e de si mesmo.
Na primeira parte do livro, são apresentados depoimentos pessoais, dos autores e de outras pessoas que vivenciaram a prática do renascimento junto a Leonard Orr, e descrevem suas experiências e sensações. Na segunda parte do livro, são apresentados alguns princípios básicos de psicologia. Parte-se da premissa de que o pensador é criador com seus pensamentos. A partir daí foram abordados os princípios de Análise (identificar os pensamentos que criaram sua realidade pessoal), da Sugestão (o poder de controlar ou aprimorar a qualidade de seus pensamentos) e dos Objetivos (estabelecer metas e focar na sua concretização). Ainda na segunda parte do livro, os autores descrevem situações específicas da técnica do renascimento, como trauma do nascimento, liberação da respiração, hiperventilação, liberação de energia, (re)produção de imagens, benefícios do renascimento e situações abordando o renascedor e o renascido. Na terceira parte do livro, os autores, seguindo a premissa da responsabilidade de cada um sobre seus pensamentos e realidade, apresentam sugestões de conquistas materiais como abundância de dinheiro e controle de peso. Por fim, Leonard Orr apresenta sua leitura dos dez mandamentos, em uma abordagem que transcende a linguagem religiosa e evoca a divindade que cada um possui em si.
D – PALAVRAS-CHAVE
Técnicas terapêuticas, Respiração, Traumas, Consciência, Energia, Psicologia