RESUMO DO LIVRO: Jesus de Nazaré
A- DADOS GERAIS SOBRE O AUTOR E A OBRA
Título da obra: Jesus de Nazaré
Nome do autor: José Comblin
Data Primeira edição: 2010
Língua original: Português
Tradutores(as): N/A
Páginas lidas: 121
Data do Resumo: 02/06/2019
Data da edição lida: 2010
Sobre o autor do resumo: Daniela Duarte
Sócia Fundadora da Empresa São José Treinamentos, Consultora e Palestrante na área de Atendimento Humanizado ao Cliente e Mentora Profissional. Mestrado Profissional em Administração – área de concentração em Gestão Estratégica pela UDESC / ESAG / SC, Formação em Ciências Contábeis pela UNIVALI/SC.
C- Resumo
José Comblin nasceu em Bruxelas, 22 de março de 1923 e morreu em 27 de março de 2011. Foi um sacerdote e missionário belga naturalizado brasileiro.
Teólogo da Teologia da Libertação. Teve mais de cinquenta obras publicadas e traduzidas em vários idiomas. Suas principais contribuições foram na teologia do desenvolvimento, na teologia da cidade, na teologia da prática revolucionária, na teologia dos direitos humanos e na teologia da libertação. Também merecemdestaque suas análises sobre a ideologia da Segurança Nacional dos regimes militares latino-americanos na década de 1970 e sobre o neoliberalismo.
O autor revelou sobre como foi a vida humana de Jesus de Nazaré, tal como os discípulos o conheceram, compreenderam ou não o compreenderam. O autor aborda um Jesus homem comum, antes de sua relação pessoal com Deus. Jesus e os discípulos tinham um relacionamento próximo, um dom natural. Os discípulos não compreenderam a comunicação de Jesus na sua totalidade, não viviam Deus, duvidavam o tempo todo de Jesus. Jesus mostrou-se como homem livre, porque a libertação e a liberdade eram o núcleo de sua mensagem. A liberdade era e devia ser um modo de ser, uma forma de vida coletiva e pessoal com outra qualidade.
Com Jesus, começa o tempo em que o bem e a virtude não serão o fruto de um vão sistema de práticas e de preceitos, e sim o fruto do Espírito. Jesus deixou para os apóstolos a missão de continuar a missão que iniciara: as instruções de se reunirem de vez em quando para fazer uma ceia em memória dele e da vinda futura dele. A fraternidade de Jesus foi o modo de colocar-se a disposição do servir o outro. Jesus não fez obra própria, fez a obra do Pai, pois está a serviço de seu reino. Jesus foi enviado pelo seu Pai. Ser filho do Pai é receber dele uma missão e subordinar a vida toda a essa missão, colocar os momentos da existência, as decisões, as opções sob a direção de suas palavras. A obediência a Deus significa a dedicação de todas as energias humanas para organizar a própria vida na realização da missão recebida.
D- PALAVRA-CHAVE:
Espiritualidade na prática da vida, Os ensinamentos de Jesus Cristo, Espiritualidade, Jesus Cristo