RESUMO DO LIVRO: A ORDEM DO DISCURSO

A- DADOS GERAIS SOBRE O AUTOR E A OBRA

Título da obraEntre o psique e o soma: introdução à psicologia biodinâmica.

Nome do autorGerda Boyesen

Data da edição lida: 1986

Língua original: Inglês

Tradutores(as): Beatriz Sidou

Páginas lidas: 189

Sobre o autor do resumo: Rosângela da Rosa

A autora do presente resumo é natural de Florianópolis, SC, graduada em Psicologia pela UFSC, atuou dentro da Secretaria de Segurança Pública, onde se aposentou, com especialidade na terapia familiar sistêmica, Dinâmica de Grupos e Arteterapia, participa do Grupo Morada das Tradições, do qual é membro efetivo.

C- RESUMO

Esta é uma obra que introduz o leitor aos fundamentos da psicologia Biodinâmica criada por Gerda Boyesen, psicóloga e fisioterapeuta norueguesa, que estudou e tratou os processos psicológicos na inter-relação entre a mente e o corpo. A autora teve como referências Sigmund Freud, Wilhelm Reich, Olla Raknes, Alexander Lowen, Aadel Bulow-Hansen e Trygve Braatoy, entre outros. Gerda Boyesen preconiza que toda emoção, todo choque e toda frustração tem um impacto direto no indivíduo, tanto física quanto psicológica. A tensão acumulada, acaba desenvolvendo o sintomaneurótico. Segundo a autora, todo o organismo tem o poder de exprimir, resolver e digerir até mesmo os mais violentos choques emocionais contanto que a pessoa tenha um “núcleo vivo”- que denominou de personalidade primária, um núcleo de paz e segurança interna. Porém os choques e o estresse constante podem levar o indivíduo a perder ou diminuir o poder de autorregulação.

A terapia biodinâmica está direcionada para a restauração dessa capacidade de autorregulação. Boyesen preconiza que muito frequentemente esse núcleo vivo, ou personalidade primária, fica enterrado sobre uma “personalidade secundária”, que se forma com o desenvolvimento do indivíduo, o qual corresponde ao que Reich designou como couraça muscular, dentro da análise do caráter. O indivíduo passa a responder não só as tensões externas assim como as ameaças vindas do interior. Vivendo na atmosfera entre tensões e conflitos, o movimento psico peristáltico da pessoa é inibido, gerando a couraça visceral. O efeito se dá, não só sobre a capacidade de resposta, mas também sobre a circulação dos líquidos no corpo, gerando a couraça tissular (dos tecidos). A intervenção do terapeuta é a de liberar essas couraças dos músculos, das vísceras e dos tecidos do corpo. Estes sons constituem uma linguagem em si mesma, e vem responder aos vários toques, que indicam onde a energia ficou reprimida ou contida, e onde foi liberada para a sua descarga fisiológica. Tudo isso através dos próprios movimentos psicoperistálticos, onde as tensões dos velhos e incompletos ciclos emocionais são eliminados.

Em suma, a terapia biodinâmica trabalha com as tensões corporais e suas restrições musculares, pelo uso de massagens e toques no paciente, e com o uso da ausculta dos movimentos peristálticos dos intestinos. Uma vez que a couraça corporal começa a dissolver, a bioenergia começa a fluir novamente pelos locais onde antes estava represada, ocorrendo o movimento biodinâmico. A restauração dessa energia, põe o paciente em contato com seus estímulos interiores, permitindo a expressão deles por si mesmos. Esses estímulos interiores são as emoções e agitações do núcleo vivo da pessoa, que pode finalmente ser reconhecido. A terapia biodinâmica é, portanto, um processo de purificação biológica, enquanto a neurose vai sendoliteralmente varrida do corpo, libertando o indivíduo de suas constrições a nível físico, mental e emocional.

Nas origens da psicologia biodinâmica, a autora se dedica a estudar o problema central da teoria freudiana, o inconsciente, que está entre o psiquê e o soma. No instituto Bulow- Hansen, Boyesen conheceu o método do trabalho, conhecido como “reflexo do sobressalto”, e aprendeu como atuar sobre o corpo de seus pacientes para liberação do diafragma e da respiração. Também observou que o processo que acontece nos músculos quando perdem sua tonicidade, e geram uma mudança na postura além das tensões, espasmos, e encurtamento de grupos musculares, desencadeando a neurose. Esse método de massagem funcionou muito bem em casos de depressão nervosa.

De acordo com Boyesen, Reich trouxe a corporalidade para a teoria freudiana, estudando a bioenergia que corre no sangue e no corpo todo, a pulsão que se expressa através da expansão-contração, acumulação- liberação, tensão- repouso, carga-descarga, inspiração- expiração, bases da teoria do orgasmo. A autora define o orgasmo como uma pulsação harmoniosa de todas as células. Sobre a elaboração das primeiras teorias biodinâmicas ela destaca: a teoria da descarga vegetativa, aprendida no instituto Bulow -Hansen, onde a cura se dava pela dissolução das tensões musculares neuróticas, através da massagem; os conceitos de hipertonia e hipotonia método desenvolvido por Lillemor Johansen; a teoria de circulação do sangue na neurose, vivenciada em terapia com o Doutor Olesen, através da massagem chamada “bombeamento” para liberar a couraça tissular resíduos metabólicos; os estudos sobre a esquizofrenia e a couraça tissular em pacientes internos, onde ela compreendeu que o processo esquizofrênico se dá como uma pressão dinâmica e profunda contra as camadas superficiais da derme, onde a emoção acontece, mas não é liberada, gerando a perda da tonicidade e demais sequelas.

Com essa descoberta orientou suas pesquisas para os estudos da teoria eletrolítica e os princípios plasma-farádico, onde o indivíduo não perde tônus mesmo em repouso e o plasma- galvânico, o qual tem o poder de purificar os tecidos e dissolver a couraça tissular. Portanto, o organismo tem seu próprio mecanismo deauto regulação. A energia emocional circula na superfície da pele, causando sensações de prazer e euforia nos indivíduos sadios, porém, para o esquizofrênico é percebida como invasora. Ela deduz que a energia emocional é a energia primitiva proveniente das camadas da endoderme. Também percebeu que não há nada mais primitivo do que o canal alimentar, o lugar privilegiado da circulação da energia instintual. Há duas vias ascendentes cuja reação emocional se dá pelo grito e a palavra e, duas vias de descarga descendente que se dá através da diarréia e outra que ela denominou “derretimento”, que se dá na ação sobre o fluido peristáltico, produzindo profundo bem-estar, com a eliminação da tensão nervosa. Em função disso aplicou suas

pesquisas sobre o princípio plasma-farádico e o princípio plasma- galvânico. Com isso chegou à conclusão que a couraça tissular tinha relação com as paredes intestinais da couraça visceral. Foi nessa época que elaborou a teoria da psicose maníaco-depressiva, dentro desse princípio.

Gerda Boyesen divorcia-se em 1964, instala- se em Londres, onde funda o centro de Bioenergia que mais tarde se intitula: Instituto Boyesen de Psicologia Biodinâmica. Lá, inicia o seu trabalho como psicoterapeuta e, em seguida, vai introduzindo as técnicas que desenvolveu. Nesse tempo conheceu o trabalho de Alexander Lowen, um psicólogo neo-reichiano, e passou a utilizar algumas de suas técnicas em grupo, com foco principal a que ao final de cada encontro o paciente ou grupo, chegasse a sensação de “derretimento”. Para a biodinâmica o inconsciente está na endoderme, para Reich está nos músculos. A terapia de Lowen consiste em fazer com que a energia desça da cabeça até as pernas por meio de alguns exercícios que são de stress físico e de enraizamento. Enquanto a biodinâmica busca a descarga vegetativa sem a descarga emocional, o paciente descobre na psicoterapia a segurança interior e a confiança em si, que podem levar a níveis superiores de consciência.

Para o trabalho bioenergético, a realidade pode ser prazerosa. A união entre o “isto” e o “eu” é natural. Ele acontece para integrar, no indivíduo as experiências e o contato consigo e suas vivências. O psicoperistaltismo trata as tensões diárias, principalmente durante o sono. A autora enfatiza que tudo que acontece numa sessão é de responsabilidade do terapeuta, que facilita e sustenta o processo. Ela conclui,alertando para a forma de tratamento dado às crianças desde sua concepção, sendo que a educação deve atender às necessidades básicas dessa criança, para o seu desenvolvimento harmonioso.

D – PALAVRAS-CHAVE

Terapia biodinâmica, Massagem Psicoperistaltismo, Terapia corporal, Bioenergética, Psicologia biodinâmica