DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

MODELOS DE MATURIDADE EM EDUCAÇÃO CORPORATIVA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO:

UM ESTUDO DE CASO

RESUMO

Um dos grandes desafios da empresa moderna é manter-se atualizada e proativa no mercado em que atua para poder obter vantagens competitivas e diferenciarem-se no mercado, agregando valor aos seus produtos e serviços. A Gestão do Conhecimento e a Educação Corporativa têm sido grandes recursos nesse sentido, devido ao fato de estimularem e possibilitarem o processo de criação, captação, codificação, armazenagem e distribuição de conhecimento em toda a organização. Apesar da importância dessas atividades encontram-se poucos recursos de métricas para a Gestão de Desempenho dessas atividades tal como as existentes em outras áreas como Gestão da Qualidade, Governança Corporativa, Tecnologia da Informação, entre outros. Um dos recursos utilizados pelas empresas na busca pela excelência em gestão, os modelos de maturidade, que consistem na descrição dos níveis de evolução no que se referem a processos, pessoas, tecnologia e a organização como um todo. Devido à importância desses temas para a vida organizacional propôs-se um uma ferramenta de diagnóstico de gestão dos estágios de maturidade desses processos tanto internamente, quanto comparado às melhores práticas do mercado em seus vários processos de trabalho, podendo assim, planejar suas ações, implantar melhorias, inovar e, com isso, obter uma gestão consistente e crescimento consciente e focado nos objetivos planejados. Esta pesquisa pretende, portanto, fazer um estudo de caso exploratório sobre a viabilidade e efetividade de uma ferramenta de diagnóstico de modelos de maturidade em educação corporativa – uma das áreas ainda pouco parametrizadas dentro das organizações – para que haja uma melhor avaliação, compreensão e desenvolvimento dessas atividades, tal como as demais áreas que já possuem modelos de maturidade mais bem estruturados e de forma prática e detalhada.

ORTI, Paulo Sérgio. Diagnóstico de modelos de maturidade em educação corporativa como ferramenta de gestão do conhecimento: um estudo de caso. 2010. 136 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2010.

Sobre o autor do resumo: Paulo Sergio Orti

Psicólogo, Professor universitário com Mestrado em Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão do Conhecimento. Graduação em Tecnologia de Gestão. Especialista em Administração de recursos Humanos. MBA-FGV em Gestão de Serviços. Diretor na TOTEM Talentos, consultor de Planejamento, Gestão e Carreira. Experiência em gestão pública e privada, grandes, médias e pequenas empresas.