Juarez – Continuando o nosso especial assunto desse momento que são as práticas integrativas e complementares, nós agora queremos comentar um pouco sobre o que o Instituto Morada das Tradições tem a oferecer ao público. O que nós temos para oferecer para o público nessa área de práticas integrativas e complementares?

Lucilene – Isso muito me agrada falar Juarez porque diante das 19 tradições que nós estudamos, temos um leque muito grande para integrar as práticas. Nós temos a cabala e o xamanismo como a base de todas as tradições que nós estudamos, tradição de Gurdjieff, onde nós temos o eneagrama do movimento. É um estudo muito grande que a gente pode oferecer ao público com aquele jeito Morada de trabalho. O que nós oferecemos aqui, esse trabalho que os profissionais oferecem, tem todo esse cuidado da forma como nós trabalhamos.

Juarez – E da forma vivemos também.

Lucilene – Da forma como vivemos, da prática da meditação. Então, aqui nós temos o reiki, o próprio xamanismo que te dá um conhecimento, uma base, uma segurança para o teu autoconhecimento. Tanto oferecemos, aqui, oportunidade para que a pessoa venha fazer uma formação para o seu trabalho como um profissional da área quanto para fazer o seu próprio tratamento. São vários profissionais que se utilizam das práticas e vivenciam-nas e é isso que o torna qualificado para que possa exercer e utilizar a prática e oferecê-la nos seus atendimentos.

Juarez – Isso. E dentro do Instituto, dos trabalhos que a Morada das Tradições oferece, nós partimos de um ponto muito importante que são os talentos de uma pessoa. Quais os talentos de uma pessoa para o exercício de determinada profissão? Então, o primeiro ponto muito importante é identificar se podemos trabalhar como profissionais das áreas integrativas e complementares. Caso tenhamos os talentos para isso, e isso é bem importante, porque existem instrumentos científicos que nós utilizamos que nos dão essa condição de oferecer às pessoas o estudo prévio. Quais as práticas em que uma pessoa pode atuar no mercado profissional? Porque o uso das práticas integrativas e complementares é uma profissão, é um trabalho, é um serviço oferecido à comunidade com toda a responsabilidade de todos os profissionais que atuam nas várias áreas. Mas o importante para a Morada das Tradições é partirmos da identificação dos talentos. Caso tenhamos talentos para a prática profissional nós vamos trabalhar, então, na formação profissional e se não tivermos talentos para a prática profissional, Lucilene, o que fazemos com esses estudos?

Lucilene – Aí nós nos apropriamos desse estudo para uso próprio. Isso que você colocou é muito importante porque, ás vezes, eu posso ter um anseio de me tornar terapeuta, um desejo, um pensamento, uma vontade. Mas será que isso combina com os meus talentos? Será que é esse o meu plano de trabalho? É esse o trabalho que eu vim fazer? E isso é fundamental porque, a partir do momento em que eu sei que isso está adequado ao talento que tenho, nós temos instrumentos, aqui, para oferecer e para avaliar esse tipo de pedido, digamos assim, então você vai poder trabalhar e oferecer de uma forma mais condizente com o que você veio fazer aqui.

Juarez – E, certamente, com respeito à sociedade porque quando oferecemos um serviço nós estamos diretamente comunicando ao público que nós estamos aptos, nós somos especialistas, sabemos aquilo que estamos oferecendo. A prática profissional na área de práticas complementares exige uma boa formação, um reconhecimento do próprio indivíduo porque não basta a vontade de ajudar o outro. As práticas integrativas e complementares é uma profissão, é um trabalho, um serviço que é oferecido e toda a responsabilidade de um serviço está proporcionalmente colocada nas mãos desse profissional. Então, evidente que, dentro do trabalho da Morada das Tradições, se reconhece que, às vezes, é apenas uma vontade de ajudar as pessoas e aí existem muitas possibilidades e nem sempre vira profissão. Em alguns casos sim. Isso se constitui como uma profissão para o ser humano e em outros momentos não, mas no caminho, o modo de vida que os profissionais da Morada das Tradições atua existem possibilidades de formação como, por exemplo, no reiki. A Morada das Tradições oferece a formação em reiki e evidente que esses cursos também passam por produções científicas como artigos, com pesquisas do indivíduo na relação com a sua profissão. Que outros cursos a Morada das Tradições oferece, Lucilene?

Lucilene – O xamanismo, a cabala e o reiki vão dar os fundamentos. Nós temos também o eneagrama do movimento, onde eu trabalho com florais. Isso é muito importante porque à medida que você vai estudando, você vai aplicando, você vai reconhecendo no seu corpo o eneagrama. Em breve teremos mais cursos a oferecer: a psicogenealogia. Temos vários cursos que podem ser integrados. Além dos atendimentos, não é Juarez. Acho que é importante, dentro das práticas, nós também atendemos em clínica aqui. Vários profissionais que aplicam, que trabalham com as práticas integrativas para o atendimento psicoterápico.

Juarez – Para mais informações consulte o site da Morada das Tradições. Todos os cursos que estamos comentando, e outros, estão à disposição para você consultar. Se desejar faça contato conosco. Estamos sempre à disposição para trocar informações e colocar o nosso trabalho à disposição, principalmente do diálogo com a sociedade. Muito obrigado pela companhia. Foi uma alegria muito grande conversar sobre esse assunto com você Lucilene e com você que nos acompanha. Um grande abraço e até já.