Juarez – Um assunto tão importante, que estamos abordando hoje, para nossa comunidade, para os tratamentos, enfim, como apoio para o desenvolvimento do ser humano em todos os aspectos, o psiquismo humano também recebe muita contribuição das práticas integrativas e complementares, porque nós temos, não é Lucilene, que utilizar essas práticas no amadurecimento psíquico, naquilo que a gente chama de autoconhecimento e que é imprescindível para o ser humano, assim dizem as ciências da área de humanas, ter conhecimento sobre nós mesmos para conseguirmos fazer gestão das nossas atitudes na vida prática. E as práticas integrativas e complementares possuem muitas técnicas, várias possibilidades de trabalho. É importante nós conversarmos um pouco sobre a formação desse profissional que atua com a formação dessas práticas integrativas e complementares porque nós temos o segmento da ciência mais tradicional, e que esses profissionais podem, também, se tornar especialistas em práticas integrativas e complementares como também temos, autorizado pelas instituições de ensino, alguns cursos para que pessoas que queiram se especializar nessa área façam a sua formação e ofereçam seu serviço para o mercado. É isso?

Lucilene – Exato. São as duas possibilidades Juarez. Dentro da complexidade que são as relações humanas e como nosso psiquismo se organiza, essas práticas auxiliam no tratamento e podem ser utilizadas com o tratamento específico. São formações individualizadas. Uma formação em ioga, por exemplo, em ayurvécia, em reiki, é importante que o profissional busque essas formações, tanto o profissional que já tem uma carreira, como um psicólogo, um naturólogo, um médico, um nutricionista, busquem essas formações para integrar as práticas integrativas como um complemento das suas expertises ou alguém que queira se tornar um terapeuta. Digamos que alguém percebe, pelos seus talentos, que o seu caminho é trabalhar como terapeuta, então esses cursos de formação vem auxiliar. O Sindicato Nacional dos Terapeutas exige uma certa quantidade de cursos comprovados, em escolas que tem aceitação no mercado, para que você tenha uma entidade que o reconheça, que é esse Sindicato. É possível você se tornar um terapeuta, mesmo que você tenha uma outra profissão formal, mas é importante ressaltar do compromisso com o estudo constante para que a gente possa oferecer, cada vez mais, um trabalho de qualidade e incentivar também a pesquisa acadêmica porque os benefícios que as práticas trazem e os conhecimentos que a sociedade adquire com isso são um recurso a mais no processo desse autoconhecimento.

Juarez – E para algumas pessoas, esse resultado é muito relevante porque, muitas vezes, o psiquismo humano tem um reconhecimento melhor para práticas complementares do que outras práticas mais distantes do seu modo de vida. As práticas complementares tem essa referência para o ser humano porque elas já fazem parte do seu modo de vida, da sua cultura. Vale ressaltar também, Lucilene, que a formação desse profissional tem muita importância porque, afinal, é um serviço oferecido para a comunidade e gradativamente nós vemos que a sociedade está reconhecendo, está recebendo, o campo científico está produzindo pesquisas na área. Temos agora, recentemente, o reconhecimento do reiki como uma prática integrativa associada aos trabalhos que são feitos em hospitais, em centros de saúde. De alguma forma, a ciência reconhece aquilo que faz bem, que contribui, aquilo que é importante, de alguma forma, para o ser humano. Como é, Lucilene, que um profissional que queira seguir o seu trabalho como um profissional de práticas integrativas e complementares, o que ele deve fazer para buscar essa formação?

Lucilene – Há no mercado vários cursos e é importante que o profissional se informe sobre qual é o conteúdo programático daquele curso e faça sua escolha. Temos tanto cursos individualizados, específicos para cada prática, como temos cursos que oferecem um leque de possibilidades, de várias práticas. Então, é importante que, quem tem interesse, busque informações sobre qual curso quer fazer e a firmeza desse curso, o conteúdo e que continue sempre estudando porque é isso que vai definir o profissional que você é: o teu estudo e a tua aplicação para aquilo que está oferecendo.

Juarez – E isso é muito importante porque quanto mais pesquisas, maior a contribuição que essas práticas integrativas e complementares podem oferecer para a comunidade e muitas delas, inclusive, para além fronteiras como é o caso dos florais.