Morada das Tradições: Continuamos conversando sobre a importância de viver dos talentos , com os dois especialistas da área Daniela e Paulo. Agora gostaria de conversar com vocês sobre os instrumentos e as técnicas, a forma com que o grupo Morada das Tradições oferece às pessoas e às organizações que queiram saber sobre como se pode descobrir seus talentos e reconhecer os seus talentos em sua vida prática, seja na organização, na educação, na família e em qualquer ambiente. Quais seriam os instrumentos e técnicas para isso?

Paulo Sergio: Nós criamos uma ferramenta própria chamada TALENTOGRAMA, que faz esse mapeamento comportamental de uma maneira muito precisa, contextualizando com muita clareza qual é a potência da pessoa e para qual área específica ela deve ser utilizada. Então a partir do TALENTOGRAMA, outras ações são feitas em nosso trabalho e vamos desenvolvendo essa potência, em nosso método de Coaching ou nas consultorias empresariais. Esse trabalho visa exponenciar, contribuir para que essa pessoa organize a sua vida prática em função de seu talento. A partir desse instrumento básico, desenvolvemos programas como o TALENTOGRAMA Coaching, para acompanhamento do processo de desenvolvimento dos talentos. Também desenvolvemos o TALENTOGRAMA Vocacional para a identificação dos talentos e das principais áreas de estudo e profissão.

Nesse ponto gostaria de fazer um apelo, um esclarecimento, uma chamada de atenção para os pais que precisam ter bastante cuidado nessa questão da escolha das carreiras e profissões de seus filhos, porque muitas vezes podemos colocar os filhos em situações muito difíceis de acordo com os interesses dos pais e gerar com isso grandes investimentos que não vão dar o resultado. São cursos universitários, por exemplo, de 4 ou 5 anos e que às vezes alguém vai fazer e lá na frente descobrir que não era aquilo que era queria fazer. Então é importante buscar se não estiver muito claro, uma orientação profissional antes de tomadas de decisão, que vai fazer grande diferença na vida dos filhos e da família toda.

Morada das Tradições: Daniela como você vivenciou esse processo de identificação e vivência de seus talentos e agora que é também uma pessoa que pode conduzir outras pessoas na vivência de seus talentos?

Daniela: Foi incrível eu passei pela formação do TALENTOGRAMA Coaching e o Vocacional  através dos 22 caminhos do processo e eu pude identificar a minha essência e o meu propósito de vida e cheguei na identificação da minha marca, da minha potência, que é o meu talento e hoje eu sou o que sou . Uma pessoa que vive  baseada na minha potência, na minha entrega, na minha vivência do dia a dia, porque elas são as minhas atividades que tem a ver com minha essência e que gosto muito de fazer. Faço aquilo que combina comigo e isso eu consegui através desse método, identificar o que combina e o que não combina comigo. Daí meu resultado foi espetacular, porque o resultado da satisfação pessoal e profissional, vem se demonstrando a cada dia e me trouxe mais leveza, mas movimento na minha vida e movimento direcionado, objetivo para mim. Por outro lado, também, eu desisti de algumas coisas que eu pensava que era para mim e hoje não faz mais sentido.

Paulo Sergio: Isso é um ponto muito importante Daniela, porque precisamos acordar pela manhã e se perceber satisfeito pelo trabalho que vou realizar, para que no final do dia saber que fez um bom e realizador trabalho e terminar seu dia realizado. A Daniela realmente é um exemplo disso, de como esse discernimento sobre saber com o que eu faço ou não contato e com aquilo que eu mantenho ou não relação na vida, definindo o com as escolhas da vida isso faz uma diferença na vida. É a questão do gasto energético que tem que ser compatível com talento, pois quando ele não é compatível é desperdício e nos extenuamos com mais facilidade. Então é esse o convite que fazemos: que usemos a nossa energia de maneira pontual e de acordo com nossos talentos, pois isso vai gerar melhores resultados, com bem menos esforço.

Morada das Tradições: Apenas reforçando, os amigos da Morada das Tradições oferecem consultoria em todas as áreas individuais e em grupo e também oferecem o programa de Mapeamento Comportamental, o TALENTOGRAMA Coaching  e o TALENTOGRAMA Formação em Coaching para quem deseja ser um profissional dessa área e o TALENTOGRAMA Vocacional muito importante para escolha da profissão, para escolha da faculdade ou carreira que vai iniciar em sua caminhada.

De toda forma com esses especialistas concluímos uma introdução, uma base, daquilo que oferecemos na Morada das Tradições sobre a importância de viver realmente do que desejamos e esperamos ter contribuído com vocês nos acompanham, pois  é a função do nosso trabalho e da nossa maneira de viver. Aquilo somos e vivemos oferecemos às pessoas que conosco convivem e nos acompanham. Obrigado Paulo e Daniela, um grande abraço e até já.