Morada das Tradições: A importância de viver dos Talentos é o assunto que estamos abordando com os nossos companheiros e especialistas na área. Como viver dos Talentos? Qual é o verdadeiro caminho do sucesso? O que é sucesso para um profissional na sua experiência Daniela? E o que você pode comentar sobre esse caminho de como ter sucesso numa profissão?
Daniela: Dentro de uma organização, positivamente, para um resultado muito melhor, com resultado, pontual, fluidez, é necessário o exercício dos talentos, pois o trabalho aparece com mais leveza e movimento. De uma outra forma quando o trabalho não é realizado por seu talento, tanto o profissional, quanto a empresa, percebe um decaimento do nível de serviço da pessoa. A pessoa não consegue gerar um resultado com fluidez e isso trava o seu processo de entrega.
Morada das Tradições: Isso dificulta tanto para o profissional quanto para empresa, eu imagino não é mesmo Daniela? Daniela, que na sua experiência tem premiações nessa área de atendimento ao cliente, como é essa experiência de receber a pessoa e compreender se seus talentos estão adequados para área de atendimento ao cliente, que a sua especialidade?
Daniela: Sim, é muito bonito quando a gente encontra aquele profissional que faz o seu trabalho com alegria e movimentos de entrega de excelência. O resultado vem naturalmente, os seus colegas de trabalho, os clientes percebem com evidência que o seu trabalho realizado está de acordo com seu talento, e aí o resultado para a empresa e para pessoa, torna-se muito positivo.
Morada das Tradições: Paulo, como consultor provavelmente você vive essas experiências de ter empresas em busca de identificar os talentos das pessoas para melhorar o seu desempenho. Como percebe o movimento das empresas nesse aspecto?
Paulo Sergio: esse processo que está acontecendo das empresas de buscarem instrumentos que facilitem a compreensão e entendimento das qualidades e talentos do ser humano e de como fazer a gestão desses conhecimentos ou desses talentos que cada pessoa possui. O que percebo cada vez mais é que as empresas estão aceitando a ideia de que se precisa identificar o talento das pessoas e trabalhar com os talentos existentes e não implantar um talento que é algo impossível de se fazer. Então, em minha experiência, parece que as empresas mais modernas, mais bem preparadas já aceitaram esse movimento, essa ideia e estão trocando pessoas de posição, aceitando a fala do colaborador, para que eles sejam posicionados em algo que tem a ver com seu processo pessoal. É muito importante que nós entendamos o seguinte: nós temos algumas características pessoais, como por exemplo a física, de um homem ter 1,70 de altura e não poder ser pivô de uma seleção de Basquete Mundial adulta. Então, a pessoa tem que entender que algumas características, algumas coisas que aparentemente são um desejo, não só um desejo e sim uma ilusão. Nosso trabalho como Coaching ou na Consultoria, é ajudar as pessoas a entenderem e aceitarem a si, tendo uma atitude positiva em relação a quem realmente é, desfazendo ilusões do processo de escolha de vida, que se iniciam principalmente com o reconhecimento do corpo e das reais condições de vida da pessoa. Um outro exemplo poderia ser: se eu sou um grande comunicador eu não posso trabalhar num lugar onde eu não vou falar nada e passar o dia inteiro em silêncio. Não vou suportar essa experiência e se eu não sou um bom comunicador e ser obrigado a ficar conversando com as pessoas o dia inteiro, isso vai gerar sofrimento. Então as empresas estão entendendo que esse sofrimento é inútil e desnecessário para as pessoas e de grande prejuízo para as empresas. Por isso creio que pessoas e empresas inteligentes, maduras e que buscam o autoconhecimento, já estão fazendo esse trabalho de se ajustarem, encontrar em seus melhores talentos e lugares no mundo. Parece que as empresas estão aceitando que não adianta impor as coisas. Você já tem dois caminhos como a Daniela falou: ou você não gera o resultado, não atende a empresa e fica doente ou você atende mais até melhor que o esperado, fazendo um serviço diferenciado. Então, parece claro fazer um trabalho, um esforço para que nós realmente produzamos aquilo para o qual somos capacitados e melhores.
Morada das Tradições: O que é necessário Daniela, para uma pessoa ter sucesso na sua carreira ou profissão?
Ela deve primeiro se reconhecer, saber as suas potências, as suas habilidades pessoais, o que ela tem de melhor e o que ela vai conseguir atingir dentro do seu contexto pessoal e profissional. Também para se ter um resultado positivo dentro da organização é ter uma prática constante de autodesenvolvimento, para exponenciar minhas potencias pessoais e melhor performar, trazendo resultados positivos para a empresa onde quer que eu esteja no ambiente organizacional.