A Morada das Tradições é um grupo de pessoas especialistas nas suas respectivas áreas, e oferecemos um projeto de desenvolvimento e gestão de projetos ambientais focado no âmbito de empresas onde procuramos compreender aquele ambiente que a empresa está inserida, suas necessidades nos 3 eixos: social, econômico e ecológico.  A partir disso auxiliamos nessa consultoria de construir esse projeto de forma sustentável respeitando essas dimensões e o acompanhamento desse projeto pela perspectiva do desenvolvimento sustentável.

Importante lembrar que sustentabilidade não é um conceito vinculado a escassez ou à falta ou à privação de algumas coisas. No ambiente corporativo é preciso haver lucro, nós precisamos sim do dinheiro, do ganho, do resultado, do produto, para podermos viver e para podermos promover mais situações de sustentabilidade. As empresas podem entender que investir em sustentabilidade não implica em diminuir ganho ou em fazer restrições. A sustentabilidade na verdade é um modo de viver, seja você como pessoa seja sua empresa, é viver de acordo com as leis físicas, com as leis da do direito, com as leis do meio ambiente, com as leis do planeta. Viver de forma confortável possibilitando um conforto para gerações futuras. Um planejamento ambiental permite que a empresa tenha conhecimento e gestão sobre os recursos que utiliza, sobre a utilização desses recursos, quanto tempo de vida útil o meu produto tem, qual o retorno que eu vou ter, por quanto tempo eu vou ter esse tipo de retorno. Para saber em que direção a empresa deve investir, no que mais precisa investir.

Os três pilares em que está calcada a sustentabilidade existem simultaneamente, nenhum é mais importante ou menos importante que o outro, eles se equilibram de forma harmônica. Não são conceitos rígidos e nunca estão no mesmo nível, tem horas que você vai precisar investir mais em um, tem horas que você vai precisar investir mais no outro; mas este monitoramento e este equilíbrio entre os três pilares é que vai dar a sua empresa sustentabilidade e viabilidade financeira de longo prazo. Essa é a ideia então de um planejamento estratégico ambiental na gestão ambiental que promove esse aculturamento, para que haja resultados duradouros.

O conceito de sustentabilidade é aliado à abundância, à excelência e não à escassez, não à mitigação do resultado. O resultado é sempre abundante e excelente porque quando nós pensamos nesse processo das organizações que é o exemplo que estamos utilizando nós estamos também pensando na vida de cada ser humano.  Porque todo o processo de reforma seja na vida pessoal, seja nas comunidades, nas organizações demanda o empenho para melhorar em algum aspecto e essas melhorias de alguma forma irão refletir em benefícios ao longo do tempo.